CNPEM e USP fazem acordo para oferecer bolsas a pesquisadores
Selecionados poderão desenvolver projetos de pesquisa em laboratórios na USP e CNPEM
(Fotos: Cecília Bastos/USP Imagens)
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram na terça-feira (24) um acordo para ampliar a cooperação científica e tecnológica entre as instituições. A iniciativa, oficializada por meio de portaria assinada pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, prevê a concessão de 40 bolsas a estudantes de Doutorado da USP e 20 bolsas a pós-doutorandos para desenvolver projetos de pesquisa em laboratórios na USP e no CNPEM.
O programa é voltado a estudantes da USP e a chamada com detalhes a respeito das bolsas e processo de inscrição está disponível aqui. As bolsas de doutorado terão valor de R$ 5.520 mensais, para estudantes regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação da USP, por até 24 meses, renováveis por igual período. Também serão oferecidas 10 bolsas de pós-doutorado no valor de R$ 12 mil mensais, para pesquisadores regularmente inscritos no Programa de Pós-doutorado da USP, por até 24 meses, renováveis por igual período.
A cerimônia oficial na sala do Conselho Universitário da USP teve a presença de diretores, pesquisadores e professores da USP e do CNPEM. Integraram a mesa o Diretor-Geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva; o Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior; a Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Tocantins Calado, e o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig.
A parceria é resultado de conversas iniciadas após a visita de uma comitiva da USP ao CNPEM, em janeiro. Participaram da visita o Reitor da USP, pró-reitores de Graduação e de Pesquisa e Inovação, além de diretores de diversas Unidades da USP, diretores dos laboratórios do CNPEM e pesquisadores.