Viletim

Viletim

Coletivo Depirarte retorna aos palcos com a peça “A Flor Vermelha”, sob direção de Carluty Ferreira

O texto da peça é assinado por Carlos Jerônimo, que também integra o elenco ao lado de Ariane Martins, Deyse Souza, Felipe Vecchini, Joseane Bigaran, Jorge Lode e Leonardo Sampaio

Avatar de Viletim
Viletim
abr 09, 2025
∙ Pago
1
Compartilhar

Piracicaba se prepara para receber um novo espetáculo teatral que marca o retorno do coletivo Depirarte, grupo que surgiu em 2016 com a montagem de “O Rio, a Colina e o Casarão”, sob direção de Daniela Scarpari. Agora, quase uma década depois, o grupo retoma suas atividades com uma nova proposta cênica: o espetáculo “A Flor Vermelha”, previsto para estrear em maio, com direção de Carluty Ferreira.

Artista mineiro de Confins (MG), Carluty possui mais de 35 anos de carreira nos palcos, no cinema, na televisão e na educação. É mestre em Artes Cênicas pela UFOP e foi diretor de diversos espetáculos premiados em Minas Gerais e em outros estados. Atuou em filmes como Uma Onda no Ar e na série Vermelho Sangue (TV Globo), além de dirigir e coordenar mostras importantes como o projeto Ação Cênica, o Festival Pira em Cena (Piracicaba), e integrar o Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais (MTG), do qual é um dos coordenadores.

O texto da peça é assinado por Carlos Jerônimo, que também integra o elenco ao lado de Ariane Martins, Deyse Souza, Felipe Vecchini, Joseane Bigaran, Jorge Lode e Leonardo Sampaio. A trilha sonora original está sob responsabilidade de Felipe Vecchini, que também atua, enquanto Carluty Ferreira assina a cenografia e os figurinos em parceria com Valtercir Franzol. A iluminação é de Tiago de Luca, e a produção geral está a cargo de Jennifer Garcia.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo Piracicaba, tendo sido contemplado pelo Edital de Chamamento Público Municipal, Demais Áreas nº 01/2023. O apoio de instituições e parceiros locais também tem sido essencial para a realização do espetáculo, com agradecimentos especiais a André Stênico, ao Clube 13 de Maio e a Antônio Chapéu.

O Coletivo Depirarte mantém sua vocação original: ser um espaço de experimentação artística e troca entre gerações. A proposta é unir atrizes e atores iniciantes com artistas de trajetória mais consolidada, criando um ambiente fértil de aprendizagem e criação. Se antes Daniela Scarpari trouxe ao grupo uma linguagem estética vinda da Itália, agora a chegada de Carluty representa uma nova virada: outra linguagem, outros caminhos, mas com a mesma essência colaborativa e inquieta.

Os ensaios de “A Flor Vermelha” já estão em andamento, e a expectativa é de que a estreia aconteça em maio, em Piracicaba. Em breve, mais informações sobre datas, locais e detalhes da estreia serão divulgadas.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura