Com nova gestão do Parque Tecnológico e atuação no Corredor Agro, Pecege reforça papel estratégico em Piracicaba
Com esses movimentos, o município se projeta como referência em ciência, tecnologia e sustentabilidade no Brasil
Piracicaba inicia um novo ciclo que amplia sua posição como polo nacional de inovação, fortalecendo não apenas o agronegócio, mas também outras frentes econômicas. O município passa agora a contar com o Instituto Pecege — referência em educação, pesquisa e inovação — como gestor do Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP) e como Operador Executivo do Corredor Agro de São Paulo, dois movimentos que elevam sua relevância no cenário de ciência e tecnologia no Brasil e no mundo.
O novo modelo de gestão do Parque Tecnológico, com cerca de 2,5 milhões de m² de área total, propõe uma governança empreendedora, conectada às melhores práticas internacionais, com autonomia operacional e forte articulação em rede. A iniciativa busca atrair investimentos qualificados, fomentar startups e integrar universidades, empresas e sociedade civil em torno da inovação aberta e de soluções sustentáveis.
O Parque se destaca por abrigar um ecossistema robusto de empresas, como a Raízen, e hubs de inovação, incluindo o AgTech Innovation da PwC, o Inova Park, o Pecege Innovation Office, o Hub Piracicaba e o Avance Hub da Coplacana. Com apoio de incubadoras como a Esalq e instituições de ensino — FATEC Piracicaba, IFSP, UNICAMP-FOP, FUMEP e Instituto Pecege, o local se destaca pela capacidade de gerar conhecimento, fomentar o empreendedorismo e impulsionar a tecnologia.
“Nosso objetivo é transformar potencial em resultados concretos. O Parque Tecnológico deve ser um motor de oportunidades, atraindo investimentos, desenvolvendo talentos e impulsionando novas empresas, colocando Piracicaba no mapa global da inovação”, ressalta Pedro Chamochumbi, Gestor de Inovação do Pecege.
Para oficializar a nova gestão, o Pecege recebeu nesta quinta-feira, 2 de outubro, a visita institucional do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Prof. Dr. Vahan Agopyan, acompanhado do Coordenador de Ambientes de Inovação da Secretaria, Marcelo Caldeira Pedroso e o Deputado Estadual Alex de Madureira.
Além disso, a cerimônia também contou com a presença do prefeito de Piracicaba, Hélio Zanatta; do procurador geral do município, Dr. Marcelo Magro Maroun; da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thais Fornicola; da gerente da pasta, Luciane Leães; o Prof. Dr. Daniel Sonoda, CEO do Pecege, o gestor de inovação Pedro Chamochumbi, o gestor de projetos Alexandre Barreto e o advogado e procurador Dr. Dirceu Giglio, especialista em estruturação de ambientes de inovação.
Na ocasião, além de conhecer a infraestrutura do Instituto, foi realizada a assinatura do termo de concessão que oficializa o Pecege como novo gestor do Parque, com início da administração previsto para dezembro deste ano.
O presidente do Instituto Pecege, Prof. Dr. Ricardo Shirota, ressaltou que a nova fase representa um marco estratégico para Piracicaba. “Estamos iniciando um ciclo baseado em governança estruturada, sustentabilidade financeira e resultados concretos para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico da região. O Pecege está preparado para gerir o Parque Tecnológico com excelência, promovendo a integração entre poder público, empresas, universidades e sociedade civil, e consolidando Piracicaba como referência em inovação”, afirmou.
Em paralelo, o Corredor Agro SP conecta mais de 400 km de ecossistemas de inovação em Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba e São José dos Campos, reunindo institutos de pesquisa, empresas e startups em um dos maiores movimentos de articulação tecnológica do agronegócio brasileiro. O Pecege integra a governança do Corredor como agente executivo, contribuindo para dar agilidade, transparência e dinamismo ao movimento, ao lado de instituições como a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Embrapa, Parque Tecnológico de São José dos Campos (PIT), Supera Parque (Ribeirão Preto), OnovoLab (São Carlos) e Sebrae/SP.
Com a gestão do Parque Tecnológico e a participação no Corredor Agro SP, Piracicaba reafirma sua vocação inovadora e se consolida como cidade expoente em ciência, tecnologia e sustentabilidade, ampliando seu impacto em setores estratégicos do desenvolvimento brasileiro.