Comerciantes e população aprovam patrulhamento 24 horas na praça José Bonifácio
Primeiro mês da ação contabilizou duas prisões em flagrante; no total foram 22 abordagens
Com a presença permanente da GCM, os comerciantes da praça relatam melhora significativa na segurança
O primeiro mês de patrulhamento 24 horas realizado pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) na Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba, resultou em duas prisões em flagrante — uma relacionada à Lei Maria da Penha e outra por furto em estabelecimento comercial.
De acordo com levantamento da corporação, durante o período também foram registradas 12 averiguações de suspeitos, e ocorrências relacionadas ao apoio à zeladoria pública, surto psiquiátrico, furto contra pessoa, captura de condenado, perturbação do sossego público, desacato e resistência, lesão corporal e um atendimento social de auxílio ao público, totalizando 22 abordagens neste primeiro mês.
“A segurança da população é uma das prioridades da nossa administração e entendemos que a praça José Bonifácio, onde há intensa movimentação de pessoas diariamente, merecia uma atenção especial. O patrulhamento 24 horas já mostra seus efeitos positivos. Queremos que a população ocupe os espaços públicos e se sinta segura neles, seja para o trabalho ou para o lazer”, ressalta o prefeito Helinho Zanatta.
Com a presença permanente da GCM, os comerciantes relatam melhora significativa na segurança e na convivência na praça. “Está sendo ótimo, com a presença dos guardas me sinto mais seguro para vir trabalhar. Tenho comércio aqui há 39 anos e antes havia muita confusão, perdíamos clientes por conta da perturbação. Agora está mais tranquilo e as pessoas estão voltando a frequentar a praça, inclusive de noite”, afirmou o comerciante Raimundo Renato Gonçalves da Silva.
Nair e Maria Nazaré destacaram que a segurança e a limpeza na praça melhoraram após a patrulha 24h
Nair Gomes Pascoalino é comerciante na praça há 30 anos. Para ela, a presença da guarda inibe os furtos e melhorou a limpeza no local. “Agora está bem mais limpo e organizado. A praça estava abandonada, as pessoas deixavam sujeira e objetos pelo chão, a gente chegava e antes de começar a trabalhar tinha que limpar o entorno senão espantava os clientes. Com a Guarda aqui, o pessoal pensa duas vezes antes de fazer alguma coisa errada”, disse Nair.
Já Creuza dos Santos, frequentadora da praça, observou que não há mais aglomeração e destacou a importância da presença constante da GCM. “Eu tinha medo de precisar usar o celular aqui na praça. Cheguei a desviar o caminho algumas vezes para não passar aqui, mas essas últimas semanas percebi que está mais seguro”, afirmou.
Segundo o comandante da Guarda Civil, Marcos Pavanello Rodrigues, o balanço positivo do primeiro mês de trabalho confirma a efetividade das ações. “A pedido do prefeito Helinho Zanatta, e em conjunto com a administração municipal, traçamos uma estratégia e a guarda voltou a atuar 24 horas na praça, reduzindo a permanência de pessoas suspeitas e reforçando a segurança dos comerciantes e da população em geral. É um trabalho preventivo e ostensivo, que devolve à população a tranquilidade para frequentar a praça com segurança. O patrulhamento diário continua, e a GCM segue presente e atuante no local”, afirmou.
O monitoramento 24 horas da GCM na Praça José Bonifácio teve início em 1º/10. Desde então, duas viaturas se revezam no local diariamente, garantindo presença constante da corporação e reforçando a segurança e a fiscalização na área central. As ações são integradas com as secretarias de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e Família, Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, além do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).





E o patrulhamento na Avenida Beira Rio e Rua do Porto sumiuuuuuuuu.......