Como lidar com um problema?
Extrair um novo aprendizado desse processo é fundamental para todos
Temos um problema para resolver! Quando a frase chega assim bruta na mesa de reunião, é sabido por todos que algo não anda bem no processo de trabalho e que precisa ser enfrentado com urgência.
Até que uma disfunção qualquer acabe se configurando um problema, é porque a situação piorou e passou a ser um impeditivo para o bom desempenho da equipe. Se era algo que apenas causava preocupação, agora atravanca.
Mas o que atravanca de fato? Resposta: O objetivo a ser alcançado pela equipe. Isso requer um realinhamento geral, porque, normalmente, um impedimento acaba contaminando todo o processo operacional.
O problema atinge toda a cadeia. Começa com uma disfunção sutil e impacta na ordem estabelecida, que funcionava muito bem. A reunião, nesse sentido, é para diagnosticar onde está a essência do problema.
Esta é outra dificuldade, porque nas discussões vão aparecer até o que não se imaginava e o problema vai mostrar todas as suas facetas. O líder precisa estar atento a isso para não se equivocar e se perder na análise.
O movimento não é para encontrar um bode expiatório. Porque nem sempre essa técnica funciona em uma equipe centrada e objetiva. O problema pode ter surgido para fatores impensáveis e exige reflexão em grupo.
Extrair um novo aprendizado desse processo é fundamental para todos. O realinhamento do processo é o amadurecimento da equipe. Evidente que se houver um personagem problema no grupo, a troca do quadro é passo certeiro.
Mas se fosse apenas isso, seria muito fácil resolver. Há problemas internos que são de concepção, são conceituais. Há desalinhamento de ideias, muitas vezes. A discussão precisa se aprofundar na estrutura para que a sequência seja um avanço para todos e uma conquista para a corporação.