Comunicação assertiva é fundamental
A confusão que se cria em um ambiente de indecisão, decorrente de informações dúbias, provoca perda de foco e dispersão
Por Alessandro Natal
No plano corporativo, de gestão de empresa, a boa comunicação é aquela que orienta quem a recebe, deixando pouco espaço para dúvidas e especulações. É o que tecnicamente se chama de comunicação assertiva.
O líder, nesse caso, precisa ser o porta-voz de um conteúdo elaborado tecnicamente para se impor com objetividade. Sempre que a mensagem falha em sua clareza, abre-se a porta para o desentendimento.
A confusão que se cria em um ambiente de indecisão, decorrente de informações dúbias, provoca perda de foco e dispersão, ingredientes que minam o desempenho da equipe. Tentar corrigir isso não é fácil, porque abre espaço para desconfiança.
A boa gestão, requer, portanto, o alinhamento de conteúdo informativo, que depende da cultura estabelecida no ambiente de trabalho. Cada setor demanda um nível de formação técnica e cultural, que, por sua vez, exige também uma abordagem diferente da informação.
Saber dimensionar e equilibrar esses pontos é uma exigência para a boa liderança. É fato que, em ambiente corporativos coesos e de alta performance, a comunicação circula como ferramenta catalizadora para se chegar aos resultados pretendidos.