Congrecerva acontece em novembro com lançamento do Sustainbeer Brasil
Evento promovido pelo Simespi coloca Piracicaba como referência no debate sobre sustentabilidade da cadeia produtiva da cerveja
Davi Nogueira - Crédito: Divulgação
A segunda edição do Congrecerva (Congresso da Cadeia Produtiva da Indústria Cervejeira) acontece de 4 a 27 de novembro, em Piracicaba, com o tema “Da Ciência ao Copo: A Jornada do Conhecimento Cervejeiro que Inspira Inovação, Qualidade e Reconhecimento. Realizado pelo Simespi (sindicato patronal das indústrias do setor metalmecânico de Piracicaba, Santinho e Rio das Pedras) e pela CPLCERVA (Cadeia Produtiva Local da Indústria de Máquinas, Equipamentos e Serviços para Cervejarias), o evento é 100% online, gratuito, e traz uma novidade: o lançamento do Sustainbeer Brasil (Seminário sobre Sustentabilidade na Cadeia Produtiva da Indústria Cervejeira), que acontece em 3 de dezembro.
“A iniciativa nasce com o propósito de fortalecer o debate nacional sobre sustentabilidade, inovação e responsabilidade ambiental na cadeia produtiva da indústria cervejeira, reafirmando Piracicaba como um território de referência em tecnologia, ciência e desenvolvimento sustentável”, explica o presidente do Simespi, Erick Gomes.
O professor Carlos Alberto Zem, assessor de projetos especiais da entidade para a CPLCerva destaca que o Sustainbeer Brasil representa a construção de uma agenda que conecta pesquisa, indústria, cervejarias e outros participantes da cadeia produtiva em torno da sustentabilidade. “Piracicaba tem se destacado por reunir competências técnicas e produtivas capazes de discutir e gerar soluções para o setor cervejeiro brasileiro”, diz.
Para construir essa jornada colaborativa, a CPLCerva convidará entidades do setor a também atuarem como protagonistas do projeto, buscando conexões com outros polos cervejeiros do Estado de São Paulo e do Brasil, além de Piracicaba, estimulando o intercâmbio de conhecimento, a cooperação técnica e a consolidação de uma agenda compartilhada de sustentabilidade para o setor.
“O Sustainbeer Brasil representa um movimento coletivo pela transição sustentável da indústria cervejeira brasileira, unindo propósitos, territórios e saberes em torno de um futuro mais consciente e inovador”, completa Zem.
As inscrições para o Congrecerva 2025 são gratuitas. Os interessados devem encaminhar, pelo e-mail recepcao@simespi.com.br, o nome completo, identificação da empresa (se for o caso) e o Whatsapp de contato. Mais informações pelo telefone 19-3417-8600 e nas redes sociais do Simespi.
Renato Magalhães Bazzo - Crédito: Divulgação
PROGRAMAÇÃO DO CONGRECERVA 2025
4 de novembro – 15h
Palestra: Os desafios de se fazer uma cerveja boa, campeã e sem álcool: o case da Sim! Cerveja Sem Álcool
Palestrante: David Figueira é PhD em Física pela Unicamp, mas fez sua carreira empreendendo na área de bebidas. É cofundador de diversas empresas ligadas ao setor de bebidas fermentadas (Grupo Lamas, Cervejaria e Incubadora Cogumelo, Cervejaria SIM!, dentre outras). Ao longo de mais de 20 anos de carreira, já ajudou a criar mais de 50 microcervejarias no Brasil, participando de forma ativa da revolução das cervejas artesanais brasileiras.
6 de novembro – 19h
Palestra: Inovação na produção de lúpulo no Brasil: os resultados da parceria entre a Usilev e a Hops Mococa
Palestrantes: Andrea Melissa Pereira (diretora geral da Usilev) e Mário Mancuso (pioneiro no cultivo de lúpulo, fundador e proprietário da Hops Mococa).
11 de novembro – 15h
Palestra: Best Beer Brasil: excelência e inovação no 13º Concurso Brasileiro de Cervejas (Blumenau – SC)
Palestrantes: Marcelo Dalzen, fundador e proprietário da cervejaria Big Jack, eleita a melhor cervejaria do Brasil; Renato Magalhães Bazzo, fundador e diretor da cervejaria Dama Bier (Piracicaba – SP), eleita a melhor cervejaria do Estado de São Paulo; e Rodrigo Frigo (cofundador e cervejeiro da cervejaria Araucária, criadora da Orvalho do Mar, eleita a melhor cerveja do Brasil).
13 de novembro - 19h
Palestra: Boas práticas, boas cervejas: garantindo qualidade e segurança
Palestrante: Gabriela Albara Lando é química e doutora em ciência dos materiais (UFRGS); atua no meio cervejeiro desde 2014. Profissional Cervejeira (ICB), sommeliére de cervejas (ESCM), atuou como editora e tradutora de livros cervejeiros. Ministra aulas sobre produção e ciência da cerveja, além de prestar consultorias para cervejarias. É juíza Certified BJCP de cerveja, sidra e hidromel.
18 de novembro – 15h
Palestra: A arte de harmonizar e criar combinações memoráveis com técnica, sensibilidade e criatividade à mesa: um olhar sensorial sobre harmonização cervejeira.
Palestrantes: Kylvia Cordeiro é fundadora e diretora da Rise Beer Academy — a primeira escola cervejeira do Brasil com metodologia própria, engenheira química, sommeliére de cervejas e especialista em análise sensorial. Desenvolveu o Método Rise a partir da experiência real de conduzir milhares de alunos em jornadas técnicas e sensoriais. Denis Rodrigues é cofundador e diretor de tecnologia da Rise Beer Academy, especialista em tecnologia da informação, marketing digital, sommelier de cervejas e formado em tecnologia cervejeira. Criador do Raio Cheers, um aplicativo que traduz o Método Rise em uma ferramenta prática, intuitiva e revolucionária.
25 de novembro - 15h
Palestra: Cerveja abençoada: os desafios para produzir cervejas de abadia no Brasil
Palestrante: Ivan Tozzi é jornalista, sommelier de cervejas e técnico cervejeiro. Foi vencedor do Eisenbahn Mestre Cervejeiro em 2017 e sócio fundador da Three Hills Cervejaria. Atualmente é mestre cervejeiro da SacraMalte e atua também como juiz de concursos de cerveja, escritor e instrutor de cursos e palestras do universo cervejeiro.
27 de novembro – 19h
Palestra: Microbiologia cervejeira: análise de casos práticos
Palestrantes: Gustavo Vassão é biólogo, formado em ciência e tecnologia cervejeira pela ESCYM/Universidade de Alcalá de Henares (Espanha), sommelier de cervejas pelo SENAC/Doemens e sócio da Bio Check. Letícia Gomes de Souza é bióloga, mestre em microbiologia aplicada (Unesp), com 10 anos de experiência em controle de qualidade no mercado cervejeiro e sócia da Bio Check.




