Craveiro e Cravinho recebem homenagem, com direito a instalação artística
Além da presença de familiares e amigos, a noite foi também de surpresa para a dupla caipira, no último dia 16, no teatro do Engenho
O show da dupla Craveiro e Cravinho, no teatro do Engenho Central, na terça-feira (16), foi mais do que um encontro de grandes talentos. Serviu para reforçar a relação dos músicos Sebastião Franco (Craveiro) e João Franco (Cravinho), nascidos em Pederneiras, com a tradição piracicabana, reunindo muitos adoradores da música caipira.
Além da presença de familiares e amigos da dupla, a noite foi também de surpresa. “Show magnífico, emocionante, com a presença de César e Paulinho (leia abaixo), nada mais lindo que isso”, disse o artista plástico Palmiro Romani, que havia feito uma instalação em homenagem aos artistas para ser fixada na parede de entrada do teatro, usando como referência a viola caipira, com as cores verde e amarela.
No entanto, a obra não ficou pronta para a inauguração no tempo previsto e a atual gestão teve a oportunidade de fazer a surpresa com este show, contando com a presença dos homenageados, familiares, amigos e de Romani.
“A instalação tem um forte peso simbólico, porque, além de marcar a identidade de Craveiro e Cravinho com Piracicaba, é também uma forma de mostrar a universalidade da dupla, conhecida em todo o Brasil”, explicou o artista plástico.
Para os irmãos, o momento era de pura emoção. Disseram, inclusive, em tom de brincadeira, que queriam levar a obra para casa, já que era deles. O secretário de Cultura Carlos Beltrame enfatizou que a noite era 'pra lá de especial' e, com os olhos cheios d’água, como diz a música, garantiu que a obra jamais seria retirada de seu devido lugar. Depois observou: “Se Deus quiser”.
Na foto, Vera Romani, Cravinho, Palmiro Romani e Craveiro
Origens
Os irmãos Craveiro e Cravinho são filhos do violeiro Josué Franco. Quando crianças, seguiam o pai em festas nas fazendas próximas de Pederneiras, sua cidade natal. A dupla Craveiro e Cravinho nasceu na década de 1940. Em 1958, ingressou na rádio Difusora de Piracicaba, na qual atuou por quase 20 anos, em show de auditório e muitas apresentações pelo Brasil.
Craveiro é pai de Cezar & Paulinho e Cravinho é tio da dupla, segunda geração da música sertaneja. Craveiro é avô da também dupla sertaneja Ed & Fábio Cezar, também irmãos, filhos de Cezar.