Curso de turismo rural promove a implantação de novos negócios no setor
Objetivo é capacitar e ampliar o olhar sobre os potenciais da propriedade rural
Foi realizada hoje (17) a aula inaugural do curso gratuito Turismo Rural – Agregando Valor à Propriedade, realizado pelo Senar/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de Charqueada e Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), com apoio da Prefeitura de Piracicaba. O curso é composto por aulas teóricas e práticas para capacitação de agentes do setor e fomento do turismo rural na cidade.
“Piracicaba tem um grande potencial para o Turismo Rural e isso pode crescer ainda mais, de forma organizada e profissional, com roteiros formatados, se houver qualificação. Então, este curso é uma oportunidade para que isso aconteça. Atingimos o número limite de participantes, 20 ao todo, já no primeiro dia de inscrições e queremos que todos aproveitem ao máximo”, disse a secretária municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, que deu as boas-vindas aos alunos no início da primeira aula.
O curso ministrado pelo turismólogo Eduardo Bettin visa ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e a própria família.
Os módulos abordados durante o curso tratam das oportunidades de empreendimentos, identidade e cultura, atrativos turísticos no meio rural, pontos de vendas de produtos artesanais, atendimento ao cliente e meios de alimentação e hospedagem.
A carga horária total é de 240 horas, com direito a certificado para os participantes com frequência mínima. A previsão é que o programa seja concluído até dezembro, incluindo as aulas práticas em campo.
“Estou bastante ansiosa com o curso. Atualmente, estou montando um empório de produtos naturais em Santa Olímpia e minha intenção é me capacitar para receber turistas da melhor forma, apresentando toda a cultura e tradição que temos”, falou Solange Stenico, 54, uma das alunas.
Quem também está aproveitando a oportunidade do curso para ampliar conhecimentos é a aluna Tatiane Moreira Borges, 38. “Estou agora nos trabalhos para montar um café colonial. Vejo que existe demanda para isso, então esse curso pode colaborar para que melhoremos a nossa estrutura”, comentou.
Para o guia de turismo Daniel Kuntz Gonçalves, 48, outro matriculado no curso, a capacitação é uma aliada para evidenciar o potencial do turismo rural no município. “Estou com uma expectativa grande sobre as aulas, para ampliar conhecimento neste ramo, criar condições de fazer o receptivo de turistas e criar parcerias com produtores rurais”, afirmou.
De acordo com o presidente da Acipi, Mauricio Benato, iniciativas como o programa Turismo Rural – Agregando Valor à Propriedade contribuem para o desenvolvimento do setor em toda a região. “A Acipi tem inovação no DNA e tudo o que for para auxiliar em melhorias, gerando trabalho e renda, está no nosso radar de apoio”, disse.