Viletim

Viletim

De janjice e decrepitude

Até Alexandre de Moraes entra na panela do improviso e tromba com Rebelo, que o desafia a usar alguma figura de linguagem. O PGR Gonet topa no lugar do chefe e diz logo: “Fiz uma cagada agora"

Avatar de Romualdo da Cruz Filho
Romualdo da Cruz Filho
mai 23, 2025
∙ Pago

Não é só o IOF. A derrapagem é geral. O governo Lula está cometendo janjicídio sobre janjicídio. Haddad está perdidão nessa dança do governo para arrancar dinheiro de qualquer lugar para a Janja fazer turismo pelo mundo. Ele não sabe se o melhor é fingir de morto ou fazer o jogo da corte, até que lhe cortem o pescoço. Ela, a Janja, sim, é inteligente nessa terra de Lupis. Não precisa botar a mão na cumbuca. É só pedir para o maridão que ele não só bota como choca com seu descaramento. Nunca vi Lula tão janjicida.

Até Alexandre de Moraes entra nessa panela do improviso e tromba com Aldo Rebelo, que o desafia a usar alguma figura de linguagem. O PGR Paulo Gonet topa no lugar do chefe e diz logo: “Fiz uma cagada agora”. De janjucídio em janjicídio, acabam valorizando a inteligência alheia, que esteve sempre em baixa. Também, a linha de corte intelectual nesse bananal abaixou ao nível do mar. Até toupeiras dão aula de filosofia a essa gente.

Porque está ficando óbvio que a elite nacional poderosa só tem poder porque foi colocada no poder pela ignorância alheia. Nem de censura as nossas lideranças entendem. O cabeça de ovo e o apedeuta formariam, na verdade, uma dupla boa para o humor televisivo. Quem seria o terceiro dos patetas? A Janja e sua inacreditável vocação para censura? Não haveria programa, claro.

O próprio Xi Jimping disse a ela que o melhor remédio não é censurar. É punir e prender os que discordam dela. Simples assim. Esse negócio de regular TikTok é conversa mole por lá. Os jovens chineses arrumam sempre uma nova dancinha para esculhambar com tudo. Por isso, lá o controle tem que ser na porrada, na cadeia e no paredón.

No Brasil já houve experiência de paredón, mas o humor venceu. Como Janja e Lula só entendem de humor a favor, e preferem uma cervejinha a ir às turras com o povo que não vota mais no apedeuta, fica assim. Nesse vácuo, a dupla presidencial aproveita a própria ignorância para defender os impostores da terra. Uma ignorância propositada. Para eles, isso não dói e nem causa riso. Janjice pura. Como fazer humor diante de tanta falta de qualidade?

Não há humor que dê conta da situação. O momento é igual ao analisado por Millôr Fernandes no tempo do Pasquim. Ele dizia que não adiantava tirar sarro de Sarney, porque o Marimbondos de Fogo não entendia a piada. Já imaginou se Lula ganhar a próxima eleição para presidente? Vamos ter que dar a ele também o mesmo Mogadon (ansiolítico) que o Suplicy tomava, segundo as blagues de Paulo Francis. Lula vai fazer um governo aéreo, entre Pequim e a Rússia. Queira Deus que o Brasil resista. Será Jangicídio e decrepitude em dose cavalar. Ou melhor, asnar.

Avatar de User

Continue lendo este post gratuitamente, cortesia de Viletim.

Ou adquirir uma assinatura paga.
Avatar de Romualdo da Cruz Filho
Uma publicação convidada por
Romualdo da Cruz Filho
Jornalista e, à moda antiga, leitor de livros de papel
Inscreva-se em Romualdo
© 2026 Viletim · Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece seu SubstackObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura