Demissão também faz parte
Se a contratação por uma empresa é motivo de alegria, o desligamento também deve ser visto como um processo natural
Por Alessandro Natal
Demissão é sempre motivo de desconforto emocional para as pessoas que não estão preparadas para o mercado de trabalho. Ao serem contratadas, elas precisam saber que estão ali para cumprir uma missão na estratégia da empresa.
Assim como foram convidadas a compor a equipe, é fundamental que estejam conscientes sobre a possibilidade do caminho inverso, do desligamento do quadro, que também deve ocorrer com naturalidade, caso não ocorra o esperado pela contratante.
Se a empresa achou por bem a contratação, por uma escolha técnica, tem como lógica operacional a demissão, quando as coisas não acontecerem como o esperado.
Qualquer profissional deve saber disso, especialmente o líder da equipe, que precisa, inclusive, trabalhar com esta realidade no dia a dia. Não como forma de pressão, mas como parte de um processo que visa ampliar o desempenho da equipe.
Se, com a contratação de novos profissionais, a equipe não desempenhou o esperado, a demissão ocorre sem surpresa para ninguém. Se houve surpresa, quem falhou foi o líder.