Dia D da Multivacinação e ações do Outubro Rosa, no sábado (18)
Campanha de vacinação tem como público-alvo crianças e adolescentes; serão realizados também exames preventivos para mulheres
No sábado (18), a Secretaria de Saúde realiza um duplo Dia D em Piracicaba. As unidades de saúde estarão abertas para a Campanha Nacional de Multivacinação, voltada a crianças e adolescentes de até 15 anos, e também para ações do Outubro Rosa. Estarão disponíveis coleta de papanicolau, requisição de mamografia e vacinação contra o HPV (vacinação até 19 anos).
A Campanha de Multivacinação é para atualizar a carteira vacinal e reforçar a proteção contra diversas doenças. Entre as vacinas disponíveis estão: hepatite B, dengue (10 a 14 anos), dupla adulto (difteria e tétano), DTP (tríplice bacteriana), febre amarela, hepatite A (15 meses a menores de 5 anos), HPV (9 a 14 anos e adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados), Meningo ACWY (11 a 14 anos), Meningo C (menores de 1 ano), pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite, rotavírus, tríplice viral (SCR), tetra viral ou varicela (15 meses a menores de 7 anos com esquema incompleto) e influenza (gripe) para toda a população acima de 6 meses.
“Este será um grande dia de cuidado e prevenção. Queremos que as famílias tragam suas crianças e adolescentes para atualizar as vacinas e que as mulheres aproveitem a oportunidade para realizar os exames preventivos. O Dia D é uma ação que reforça o compromisso da Secretaria de Saúde em promover acesso, acolhimento e cuidado integral à população”, destacou o secretário de Saúde, Sérgio Pacheco.
Gerente da Atenção Básica, Affonso Amirati conta que as equipes estão preparadas e motivadas para o Dia D. “É sempre um momento especial de aproximação com a comunidade, quando conseguimos realizar exames tão importantes para a saúde da mulher, orientar sobre prevenção e acolher as pessoas de forma mais ampla. Nosso objetivo é garantir que ninguém fique sem cuidado”, afirmou.
Já a gerente da Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde), Carina Baron, diz que manter as vacinas em dia é uma das formas mais eficazes de proteger toda a comunidade. “Quando o responsável leva o seu filho de até 15 anos de idade para atualizar a sua caderneta de vacinação ele demonstra cuidado e amor. Quando a pessoa se vacina, ela não se protege apenas individualmente — ajuda a evitar a circulação de doenças e contribui para a saúde coletiva. O Dia D é uma oportunidade para reforçar a importância da vacinação para todas as pessoas, de crianças a idosos, e garantir que Piracicaba continue livre de doenças que já foram eliminadas, como poliomielite e sarampo”, explicou.
O Ministério da Saúde também reforça a vacinação contra o sarampo para toda a população de 12 meses a 59 anos, em razão do aumento de casos na América do Norte — onde se concentram 99% das ocorrências nas Américas.
Além disso, a Secretaria de Saúde de Piracicaba intensifica a imunização contra a febre amarela, com ações casa a casa que já vacinaram aproximadamente 3 mil pessoas desde 26 de julho (59% a mais do que no mesmo período de 2024)
As unidades funcionarão a partir das 8h, com encerramento em horários variados — até as 14h ou 17h, conforme a unidade.
Veja a lista completa:
Unidades abertas das 8h às 14h:
UBS Vila Sônia, UBS Esplanada, PSF Jardim Gilda, PSF Jardim Vitória, PSF Mário Dedini 2, PSFs Monte Líbano 1 e 2, PSF Parque Orlanda, PSFs Santa Rosa 1 e 2, PSF Parque São Jorge, PSF Jardim Oriente, PSF Kobayat Líbano, PSF Paineiras, PSF Santa Rita, PSF São Francisco, PSF Algodoal, PSF Jardim Astúrias, PSF Bosques do Lenheiro 2, PSF Costa Rica, PSF Terra Rica, PSF Itapuã 1, PSF Javari, PSF Anhumas, PSF Boa Esperança 1, PSF Cecap, PSF Eldorado 1, PSF Ibitiruna, PSF Jaraguá 1, PSF Minas Novas, PSF Serra Verde, PSF Vila Industrial, PSF Gran Park, PSF Tatuapé 2, PSF Monte Feliz e PSF Vem Viver.
Unidades abertas das 8h às 17h (coleta de papanicolau até as 14h):
UBSs Novo Horizonte, Balbo, Centro, Independência, Planalto, Alvorada, Vila Rezende, Caxambu, Pauliceia, Jupiá, Santa Teresinha e USF Mário Dedini 1.
Durante a semana, a atualização da carteira vacinal também pode ser feita nas unidades da Atenção Básica (UBSs e PSFs), exceto na UBS Paulista, das 8h às 15h. A UBS Centro (av. França, 227, Jardim Europa) oferece vacinação em horário estendido, das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.