Dia D de combate à dengue tem arrastão e orientação no Terminal Central
Mobilização contra a dengue, Zika e chikungunya acontece em todo o país
Orientação no combate à dengue será realizada no Terminal Central
Hoje (8), Dia D nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, a campanha de prevenção e controle às arboviroses vai ter duas atividades principais em Piracicaba: orientação no Terminal Central e arrastão no Jardim Oriente. As atividades serão realizadas pelas equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde
A orientação no Terminal Central acontece das 8h às 12 horas. A população será orientada sobre pequenas atitudes que podem salvar vidas, como guardar garrafas, potes e vasos de cabeça para baixo, descartar garrafas PET e outras embalagens sem uso, colocar areia nos pratos de vaso de planta, guardar pneus em locais cobertos ou descartá-los em borracharia, amarrar bem sacos de lixo, manter caixa d’água, tonéis e outros reservatórios de água limpos e bem fechados, não acumular sucata e entulho, limpar bem calhas e lajes, entre outras.
O arrastão vai percorrer os bairros Jardim Oriente, Serra Verde e Jardim Água Branca, das 8h às 14 horas. O ponto de encontro será a Capela Sagrado Coração de Jesus, na avenida Edne Rontani Bassetti, sem número, no bairro Serra Verde. O objetivo desta ação, que entre janeiro e agosto deste ano recolheu 215 toneladas de potenciais criadouros, é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 07/11/2025 – em dados provisórios – foram 25.202 notificações para a dengue com 5.887 casos positivos e cinco óbitos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2024, foram 63.861 notificações, 29.406 casos confirmados e 16 óbitos. Em 2023, foram 14.067 notificações, 2.928 confirmações e três óbitos.
VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto e Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (exceto UBS Paulista, antigo Crab). A UBS Centro, localizada na avenida França, 227, no Jardim Europa, também realiza a vacinação em horário estendido, das 17h às 20h. A imunização é composta por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
SINTOMAS – Os principais sintomas da dengue são febre, dores no corpo e ou articulações, enjoo e/ou dores na barriga, dores de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, fraqueza, cansaço e falta de energia. Pessoas com estes sintomas devem procurar uma unidade de saúde.



