Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria será celebrado com procissão em Piracicaba
O evento terá início às 19h30, com a oração dos Mistérios Gozosos na Paróquia Imaculada Conceição, localizada na Vila Rezende
Foto: Cathopic
A Região Pastoral Piracicaba 3 da Diocese promove, no dia 7 de outubro, a peregrinação do Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria. O evento terá início às 19h30, com a oração dos Mistérios Gozosos na Paróquia Imaculada Conceição, localizada na Vila Rezende.
Na sequência, os fiéis seguirão em caminhada até o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres (Igreja Indulgenciada), no bairro Nova Piracicaba. Durante o percurso, serão rezados os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos. Ao chegar ao santuário, acontecerá a oração dos Mistérios Luminosos, seguida da coroação de Nossa Senhora e da celebração da Santa Missa, presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo diocesano.
O evento é aberto a todas as pessoas, especialmente fiéis, agentes de pastorais, movimentos, religiosos, consagrados, padres e diáconos da Diocese de Piracicaba. Recomenda-se que cada participante leve terço e vela para a procissão. Mais informações podem ser obtidas no Secretariado Diocesano de Pastoral pelo telefone (19) 2106-7571 ou pelo e-mail secretariadodiocese@diocesedepiracicaba.org.br.
Em 2024, Dom Devair participou da celebração do 1º Dia Nacional do Rosário aos pés do Cristo Redentor, no RJ (Foto: Lindsay Menke)
Calendário Nacional
A Lei 14.745/2023, que instituiu oficialmente no Brasil o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, teve origem em projeto de autoria da deputada federal Simone Marquetto e foi sancionada, em 5 de dezembro de 2023, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin no exercício do cargo de presidente da República na ocasião. A publicação ocorreu no Diário Oficial da União em 6 de dezembro de 2023. O dia 7 de outubro foi escolhido por ser a mesma data em que os fiéis católicos celebram a Bem-aventurada Virgem Maria do Rosário.
Na época em que a data foi oficializada, Dom Devair ressaltou que a instituição do Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria foi um capítulo importante na história do catolicismo no Brasil, pois reconhece e resguarda por lei a prática de uma devoção mariana muito enraizada nas mais diversas camadas da população.