Discussão entre Trevisan e Pompeu eleva o clima na Câmara Municipal
Ambos enviam observações sobre o ocorrido exclusivas para o site Viletim
A Câmara Municipal de Piracicaba foi palco ontem (11) de um enfrentamento verbal entre dois vereadores reeleitos no dia 7 de outubro: Laércio Trevisan Jr. (PP) e Gustavo Pompeu (Avante). A discussão quase terminou em confronto físico entre eles, não fosse a ação rápida dos demais vereadores para conter o barraco.
O caldo começou a engrossar quando eles disputavam a condição de aliados de Luciano Almeida. Enquanto Trevisan falava da Tribuna que Pompeu compôs a base aliada do governo até o último momento e ele, Trevisan, havia ficado na oposição, Pompeu observava que Trevisan também não só fez parte da base aliada como indicou pessoas para integrar o governo. Trevisan retrucava no mesmo tom.
O fato é que Trevisan não queria de forma alguma ter seu nome vinculado ao atual governo, como se essa relação maculasse sua imagem. Por outro lado, Pompeu enfatizava a postura de Trevisan quando ele fez parte da base. Até que as agressões verbais começaram a ganhar intensidade e Pompeu comparou Trevisan a um cachorro, de pequeno porte e raivoso, porém inofensivo: “O Pinstcher aí está bravo…”
A ofensa elevou o grau de irritação do vereador do PL e ele disse a Pompeu. “Você que é Pinstcher e Pinstcher dos dois lados”. Deu a entender que estava apontando uma suposta homossexualidade de Pompeu. Disse ainda: “Pinstcher é esse negocinho que você tem entre as pernas”. O nome do Avante não deixou por menos e foi para cima: “É desse Pinstcher que a sua mulher gosta”. Foi quando a situação fugiu do controle.
Laércio Trevisan e Gustavo Pompeu enviaram ao site Viletim suas respectivas interpretações sobre o que aconteceu ontem na Câmara Municipal:
Laércio Trevisan
Piracicaba, 12 de novembro de 2024
No dia 11 de novembro de 2024, durante sessão na Câmara Municipal de Piracicaba, este Vereador Laercio Trevisan Jr., pelo Partido Liberal (PL), enquanto justificava meu voto a um requerimento sobre a situação precária das vias públicas da cidade, abordando problemas de asfalto inacabado e buracos que persistem há mais de três meses. Em minha fala, destaquei a falta de planejamento e a má gestão do atual governo municipal.
Ao longo de meu pronunciamento, no uso legítimo de minhas prerrogativas constitucionais e regimentais, fui interrompido repetidas vezes pelo Vereador Gustavo Pompeu, que, além de ofender minha honra, proferiu inverdades e utilizou expressões pejorativas como "Pinscher", tentando desmerecer minha postura de maneira ofensiva. Em seguida, o Vereador Pompeu ultrapassou os limites do debate democrático e partiu para ataques pessoais, incluindo comentários depreciativos contra um familiar meu, utilizando palavras de baixo calão. Essas atitudes são inadmissíveis, desrespeitosas e configuram um claro ultraje, além de serem moralmente ofensivas e injustas.
Diante dessa situação, senti-me compelido a repudiar veementemente o comportamento do Vereador Pompeu, uma postura que considero desrespeitosa e contrária ao decoro parlamentar que todos devemos zelar. Em especial, lamento que tais atitudes venham de um membro da Mesa Diretora da Câmara, a apenas 49 dias da eleição para a renovação da mesma. Acredito que a Câmara Municipal deve ser um espaço de respeito, debate saudável e conduta ética, sendo nosso dever oferecer o exemplo para a população de Piracicaba.
Laercio Trevisan Jr.
Vereador PL - Piracicaba
____
Gustavo Pompeu
Piracicaba, 12 de novembro de 2024
Ontem, eu fiz um requerimento cobrando a Secretaria de Obras sobre o andamento de uma obra que iniciou há três meses e está parada. Justifiquei o requerimento e isso deveria ser o assunto. O vereador Trevisan subiu à tribuna para justificar o voto dele e, ao invés de justificar, começou a zombar de mim. Eu fiz uma questão de ordem pedindo para que ele se atentar a justificar o voto dele e não ficar me citando. Isso acontece de forma sucessiva e com várias pessoas. É o modo dele agir em plenário.
Virou uma discussão e no final ele desceu da tribuna correndo em minha direção e se lançou contra mim desferindo soco. Fiz um boletim de ocorrência, estou em contato com advogados para tomarem todas as medidas cabíveis.
Os advogados irão seguir na questão jurídica e eu continuarei cobrando a Secretaria de Obra pela inoperância.
Gustavo Pompeu
Vereador Avante - Piracicaba
Que vergonha!!!Mas esperar o quê do nobre edil Trevisan??