Dom Devair oficializa a instalação dos mosteiros do Instituto Hesed na Diocese de Piracicaba
As celebrações eucarísticas que marcaram a inauguração dos dois conventos foram presididas pelo bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca
O Instituto Hesed está, agora, formalmente presente no território da Diocese de Piracicaba. As instalações das casas dos irmãos e irmãs “heseditas” foram oficializadas nesta semana, em Rio Claro e Piracicaba, respectivamente. As celebrações eucarísticas que marcaram a inauguração dos dois conventos foram presididas pelo bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca, na terça-feira (5) e nesta quarta-feira (6).
Em Piracicaba, o Mosteiro da Imaculada Conceição, localizado no Jardim Monumento, que durante seis décadas acolheu Irmãs Concepcionistas, foi completamente reformado e agora abriga a Casa Feminina do Instituto Hesed, passando a se chamar Mosteiro da Imaculada Conceição e São José.
Durante a missa na capela do convento, celebrada na manhã desta quarta-feira, Dom Devair destacou que a reabertura do local só foi possível graças a Deus e às doações de benfeitores, além do empenho e generosidade da comunidade diocesana e do padre Agnaldo Moreira da Silva, de Santa Bárbara d’Oeste, responsável pela administração da reforma.
O bispo explicou ainda que, no início de 2023, as Irmãs Concepcionistas deixaram o espaço em razão de uma decisão de sua própria ordem religiosa (Imaculada Conceição do Brasil), motivada pela idade avançada das irmãs que residiam em Piracicaba, as quais precisaram ser transferidas para o Mosteiro da Luz, na capital paulista.
“Eu sabia que o mosteiro seria desocupado e, durante um Rosário da Madrugada com o Frei Gilson, em São Paulo, de maneira até despretensiosa, perguntei a um dos irmãos do Instituto Hesed lá presente se não haveria freiras para mandar para Piracicaba. As conversas avançaram e, ao final, foi possível trazer até mesmo uma casa masculina dos irmãos para Rio Claro, integrando também a Diocese de Piracicaba”, relatou Dom Devair.
Ele acrescentou: “Talvez, no futuro, esses detalhes sejam esquecidos, mas o que realmente importa é saber que estamos, cada um a seu modo, com seu próprio carisma, desempenhando o nosso papel de evangelização. E Deus age assim; Ele realiza grandes coisas. Cabe a nós apenas não atrapalhar, permitindo que Deus faça grandes obras.”
A Casa Masculina do Instituto Hesed foi instalada no distrito de Ajapi, em Rio Claro, no Mosteiro Nossa Senhora da Assunção e São Miguel. Com padre Emanuel Maria da Santa Cruz, membro do Hesed e ordenado sacerdote por Dom Devair, os irmãos atuam principalmente no Santuário Nossa Senhora da Assunção e Boa Morte, pertencente à Paróquia São João Batista, também em Rio Claro.
Em ambas as celebrações de instalação dos mosteiros, além do bispo diocesano, estiveram presentes sacerdotes, religiosos, religiosas, fiéis católicos e as fundadoras do Instituto Hesed, Madre Jane Madaleine da Santa Cruz e Madre Kelly Patrícia.