EducaTrilha na Escola é um dos vencedores do 9º Prêmio Ação Pela Água
Prêmio, entregue pelo Consórcio PCJ, é considerado o “Oscar da Água” nas Bacias PCJ
Vencedores do 9o Prêmio Ação Pela Água - Foto Divulgação Consórcio PCJ
O programa “EducaTrilha na Escola” foi um dos vencedores do 9º Prêmio Ação Pela Água, entregue pelo Consórcio PCJ na última sexta-feira (28), no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP).
Em 2025, o programa “EducaTrilha na Escola” beneficiou o total de 15.324 pessoas no município, entre professores, gestores escolares, alunos e pessoas que vivem nas proximidades das instituições de ensino.
A edição de 2025 do “EducaTrilha na Escola” é patrocinada pela CJ do Brasil e Oji Papéis Especiais e realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Prefeitura de Piracicaba, projeto Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e Fundação Florestal (FF).
O 9º Prêmio Ação Pela Água tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas na região por instituições públicas e privadas, com o intuito de recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.
Trata-se de um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva, climática e de promoção de saúde e bem-estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares, a partir de um processo formativo e de um concurso de projetos educativos que incluem visitas à Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), em Piracicaba.
“O prêmio é o reconhecimento de um trabalho conjunto de todas as instituições organizadoras e também de todos os professores, gestores, funcionários, estudantes e demais participantes das comunidades escolares que construíram processos de educação ambiental nas suas escolas. Assim, é o reconhecimento da importância do EducaTrilha para a construção de sociedades sustentáveis, inclusive do ponto de vista do cuidado com a água”, diz Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), idealizadora e coordenadora do programa.
Programa coletivo
A iniciativa tem, ainda, o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Piracicaba, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA), da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (COMCLIMA), da OSCIP Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Engajamundo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, da OSCIP Novo Encanto, do Espaço Pipa, da Pira na Paisagem e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla e PET Ecologia) e Sesc Piracicaba.
Projetos
De acordo com a organização, a edição deste ano do Prêmio Ação Pela Água bateu recorde de participação, com 179 projetos inscritos e aprovados conforme o regulamento. Desse total, 142 foram projetos técnicos, distribuídos entre as categorias A, B, C, D, E e G, e 37 foram reportagens jornalísticas ou produtos de comunicação, inscritos na categoria F.
Também no dia 28, no período da tarde, os 21 finalistas participaram do workshop “Água Summit”, em que as iniciativas foram apresentadas. Maria Luísa Bonazzi Palmieri apresentou detalhes do “EducaTrilha na Escola”.
História
Em 2018, foi publicada a tese de doutorado “Educação ambiental em áreas protegidas do Estado de São Paulo e sua contribuição à escola”, de Maria Luísa Bonazzi Palmieri, sob orientação da Profa. Vânia Galindo Massabni, que apresentou aspectos pedagógicos e institucionais focados nas contribuições de visitas escolares às áreas protegidas.
Influenciado por esta pesquisa, o então chamado “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais protegidas”, premiado como Destaque Ambiental pelo COMDEMA em 2016, ganhou novo formato e passou a ser intitulado “EducaTrilha na Escola”. Em seis edições, o programa, cujo formato atual é aplicado desde 2018, beneficiou 48.613 pessoas e reuniu 106 escolas participantes.



