Eficiência é tudo!
Em apenas três anos foi instalada no rio Piracicaba uma estrutura que se faz em um mês ou pouco mais; além de que, já está desmoronando
DA SÉRIE RETROSPECTIVA 2024
Quando um governo fala em eficiência, o leitor experiente arregala os olhos para não perder a piada e passa a contar nos dedos o tempo que será desperdiçado para a realização de uma obra simples, singela, como um píer de estrutura metálica para ancorar barcos de passeio no Rio Piracicaba. Algo que um bom serralheiro não gastaria mais do que um mês para colocar em pé e instalado.
No caso do píer da Rua do Porto de Piracicaba, o anúncio da construção de um substituto ao velho, que havia sido incendiado por criminosos em julho de 2021, tornou-se uma iniciativa a ser comemorada com peixe na brasa. E nem demorou muito para isso acontecer. Em janeiro de 2024 o prefeito Luciano Almeida, em um gesto de grandeza, abriu edital de licitação para a obra.
Decorridos, portanto, pouco menos de três aninhos, uma obra que se faz em um mês ou pouco mais ganhou espaço na burocracia oficial e não precisou mais do que 2024 inteiro, depois do edital lançado, para ela ficar pronta. Na inauguração, na primeira quinzena de dezembro, estavam lá as autoridades anunciando o empreendimento como um gesto poético.
“O rio Piracicaba é maravilhoso, é nossa marca. E este equipamento é importante porque fomenta o turismo, que é, também, uma marca da nossa cidade. Por isso, poder entregar o novo píer é uma satisfação, porque é mais uma alternativa para que as pessoas se aproximem do rio, aprendam a respeitá-lo”, disse Luciano Almeida.
Passamos, portanto, a se pensar assim, três anos sem fomentar adequadamente o turismo local e sem respeitar adequadamente o rio Piracicaba por falta de uma estrutura metálica com 19,5 metros de comprimento e 1,20 de largura, e uma plataforma flutuante de 10 metros de comprimento por 3 metros de largura. Algo em valor estimado de R$ 600 mil. Eficiência é tudo.
A última notícia que nos chegou é de que a estrutura já está desmoronando por erro estrutural e o píer será interditado, de tão bem feito que foi. É informação quente!