Em parceria com a Prefeitura, projeto Sorriso Cidadão comemora 11 anos e quase 80 mil atendimentos
Projeto de saúde bucal foi idealizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos; secretário de Saúde, Sergio Pacheco, participou de solenidade realizada hoje, terça-feira (5), na sede do sindicato
José Luiz Ribeiro, Sérgio Pacheco, Juca e Juliana Vicentin
Tudo começou com a ideia de oferecer um atendimento diferenciado de saúde bucal para as crianças, especialmente as mais vulneráveis. O projeto cresceu e hoje, 11 anos depois, o Trailer Odontológico Sorriso Cidadão, idealizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, com parceria da Prefeitura de Piracicaba – renovada em abril - e apoio de empresas do setor automotivo, comemora a marca de 79.660 atendimentos. A solenidade de celebração aconteceu na manhã desta terça-feira, 05/08.
“A saúde começa pela boca e o sorriso vai muito além da estética, garante confiança e muitas vezes um atestado de dignidade”, destacou Dr. Sergio Pacheco, que citou também a “aliança poderosa”, que une força e sensibilidade, entre o sindicato, empresas e o poder público. “O sentimento é de gratidão a todos os envolvidos”.
Wagner da Silveira, o Juca, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, destacou que o projeto idealizado na gestão do então presidente José Luiz Ribeiro e hoje secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro, cresceu e colheu muitos bons frutos.
O presidente disse também que como não é possível realizar atendimento em todas as escolas, as avaliações, consultas e orientações – todas gratuitas - realizadas no trailer, acontecem nas escolas indicadas pelo município. A secretária de Educação, Juliana Vicentin, também acompanhou o evento. São indicadas para o projeto as escolas que não possuem equipe de Saúde Bucal vinculada. Dessa forma, o projeto potencializa a atenção odontológica aos munícipes.
“Na pandemia, quando não podíamos atender nas escolas, o serviço começou a ser prestado em outros locais, como o Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar”, contou Juca, acrescentando que se antes o sonho era realizar o atendimento, hoje é expandir, com a criação de um novo trailer – um consultório itinerante que percorre os locais de atendimento, especialmente as escolas. “Assim poderíamos ampliar o atendimento”.
HISTÓRIAS – Responsável pelos atendimentos desde o início dos projetos, a dentista Fernanda Abrahão, relatou 11 casos entre os vários que se destacaram, como o de uma criança de 6 anos que não conseguia comer e após o atendimento, conseguiu voltar a se alimentar sem dor, de outra criança que estava sendo deixada de lado pelos amigos por conta do mau hálito e voltou a ter convivência após o tratamento e ainda um atendimento realizado no Lar Betel, que garantiu mais qualidade de vida a uma idosa.
A solenidade teve a participação também de representantes que colaboram e apoiam o projeto, como o gerente-executivo para assuntos corporativos da Hyundai, Eduardo Fischmann e o diretor adjunto da empresa, Marcel Jaworski, além de representantes das empresas Albs Dente, Hyundai Mobis, Hyundai Transys, Hyundai Steel, Doowon, Hivashin, Sedyon E- Hwa, Dongwon, MS Brasil, SM Fabricação de Autopeças Brasil e do Tiro de Guerra.