Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Empresas coreanas buscam diálogo com o município para ampliar intercâmbio econômico

Empresas coreanas buscam diálogo com o município para ampliar intercâmbio econômico

Representaante da Acibc alega ter havido dificuldade para se reunir com Luciano Almeida

Avatar de Viletim
Viletim
jan 15, 2025
∙ Pago

Share this post

Viletim
Viletim
Empresas coreanas buscam diálogo com o município para ampliar intercâmbio econômico
1
Compartilhar

Foto: Guilherme Leite

Em reunião realizada hoje (15) com o vereador Rerlison Rezende (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, o diretor da Associação Comercial e Industrial Brasil e Coreia do Sul (Acibc), Roberto Cho, demonstrou interesse em se aproximar do prefeito Helinho Zanatta (PSD) visando ampliar as relações bilaterais entre a Coreia do Sul e Piracicaba, com a instalação de novas unidades fabris no município.

Cho preferiu um contato direto com o legislativo ao invés de bater direto na porta do governo, porque “desde o ano passado tem buscado, sem sucesso, uma aproximação com representantes dos órgãos públicos locais”, afirma matéria produzida pela assessoria de imprensa da Câmara Municipal.

Então ele espera que o Legislativo possa facilitar o diálogo com o Executivo, o que não foi possível durante a gestão Luciano Almeida. O motivo da dificuldade de diálogo com o ex-prefeito não fica claro.

O representante da Acibc destacou haver interesse significativo de empresas (do país asiático) em se instalar na cidade, que já abriga a Hyundai, cuja primeira fábrica de motores na América Latina foi inaugurada em setembro de 2012.

A Acibc atua como ponte no intercâmbio de negócios entre países sul-americanos e asiáticos. Segundo Cho, a chegada dessas empresas teria um impacto expressivo no orçamento de Piracicaba, além de contribuir para a geração de empregos na região.

O interesse maior vem de pequenos produtores e pequenas indústrias, especialmente para a produção e fornecimento de peças de pequenos componentes automotivos.

Relinho lembrou que a instalação da Hyundai em Piracicaba representou uma transformação na economia local. Ele ressaltou que, na época, a doação do terreno precisou ser aprovada pela Câmara Municipal, o que resultou na criação do distrito industrial para acomodar o Parque Automotivo e empresas prestadoras de serviços na região do Santa Rosa.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar