Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Esalq recebe comitiva francesa para celebrar os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países

Esalq recebe comitiva francesa para celebrar os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países

A visita integra a programação do Seminário French Agri Days COP 30

Avatar de Viletim
Viletim
jun 12, 2025
∙ Pago

Share this post

Viletim
Viletim
Esalq recebe comitiva francesa para celebrar os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países
1
Compartilhar

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) recebeu na última quarta-feira (12) uma comitiva francesa formada por representantes do governo, empresas e instituições de pesquisa da França e da Guiana Francesa. A visita integra a programação do Seminário French Agri Days COP 30, voltado à promoção de parcerias em bioeconomia e inovação sustentável entre os dois países, em um ano simbólico que celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre França e Brasil.

Pierre Adien Romon, adido agrícola da Embaixada da França no Brasil, destacou a sólida cooperação acadêmica entre os dois países, especialmente entre a Esalq, da USP e instituições francesas como CNRS, INRAE e AgroParisTech. Segundo ele, o objetivo agora é fortalecer e ampliar essa colaboração, envolvendo também o setor empresarial. “Os desafios globais — como o aquecimento do planeta, a perda de biodiversidade e a segurança alimentar — exigem união entre o mundo acadêmico e as empresas. Essa missão busca justamente construir pontes entre esses atores, especialmente no campo da bioeconomia tropical”, afirmou Romon.

O diretor de agronegócios da Business France no Brasil, André Rios, explicou que a missão faz parte de um esforço iniciado em 2019 para aproximar empresas francesas do ecossistema brasileiro de inovação no agronegócio, com foco em biotecnologia e sustentabilidade. “Já apoiamos mais de 60 empresas da França interessadas em atuar no Brasil. Esta missão passa por cidades estratégicas como Belém, Manaus, Piracicaba e Campinas, apresentando a diversidade e o potencial de parcerias com instituições brasileiras”, disse.

Segundo o professor José Belasque Junior, presidente da Comissão de Atividades Internacionais da Esalq, a visita reforça os laços entre a escola e as instituições francesas. “A França é hoje o país que mais envia estudantes internacionais para a Esalq e também o principal destino dos nossos alunos em intercâmbio. Temos parcerias consolidadas em cursos como engenharia agronômica, florestal e ciências dos alimentos, incluindo programas de duplo diploma”, afirmou.

A programação do encontro contou com falas institucionais e apresentação de projetos da Esalq em áreas do conhecimento como Alimentos, Floresta, Controle Biológico e Bioinsumos, apresentação da iniciativa da Embrapa na COP 30 e pitchs de empresas francesas que atuam no agronegócio.

Esalq x França – A Esalq mantém desde 2005 um programa de duplo diplomação com instituições francesas. Em 20 anos, 99 estudantes da Esalq concluíram seus estudos na França, inseridos nesse programa, e outros 50 franceses completaram sua formação na Esalq. Ao longo da história, mais de 500 estudantes brasileiros e franceses participaram de diversas vias de mobilidade internacional em programas de intercâmbio envolvendo a Esalq e escolas daquele País. Atualmente, a Esalq gerencia 14 programas de cooperação acadêmica com universidades e institutos de pesquisa franceses.

Em maio de 2024, foi assinada uma carta de intenções para que a Esalq tivesse um laboratório internacional do INRAe, denominado LEARN - sigla paraInternational Associated Laboratory(LIA):Enhanced Agricultural Resilience through Multi-Organism Interaction Analysis. Dessa primeira iniciativa surgiu o interesse mútuo no desenvolvimento de um centro internacional de pesquisa, com escopo científico mais amplo. Desse ato derivou outro documento, assinado este ano, que prevê a instalação de uma filial do INRAe na Esalq, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar