Esalq/USP realiza audiência pública para elaboração do plano diretor do campus
O encontro é um espaço de participação da comunidade para apresentar os avanços e desafios relacionados ao planejamento ambiental e físico do campus
No dia 24 de março, a partir das 13h30, será realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) a audiência pública da terceira revisão do Plano Diretor Ambiental e Físico do campus “Luiz de Queiroz”. O evento é aberto a todos os interessados e acontecerá no anfiteatro “Urgel de Almeida Lima” (Jumbão)
O encontro é um espaço de participação da comunidade para apresentar os avanços e desafios relacionados ao planejamento ambiental e físico do campus “Luiz de Queiroz” e acolher sugestões da comunidade para aprimoramento das diretrizes para melhoria da unidade.
O processo de revisão do Plano Diretor teve a duração de cerca de um ano e contou com a participação de dezenas de membros da comunidade do campus, estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes, dentre diversos colaboradores.
Ao todo foram elaboradas quarenta e seis diretrizes que serão apresentadas e discutidas com a comunidade durante o evento. O documento completo está disponível em: https://www.esalq.usp.br/gestao-socioambiental/ga-documentos
Foi elaborada ainda uma versão didática e resumida do documento: https://planodiretorlq.com/pdp.
As contribuições/sugestões do documento do Plano Diretor poderão ser enviadas pelo e-mail planod@usp.br ou pelo formulário https://forms.gle/B4YgqTURPcUZLWTu5
Sobre a revisão do Plano Diretor
O Plano Diretor é um importante instrumento de ordenamento ambiental e planejamento para as instituições.
No final de 2023 a Superintendência do Espaço Físico (SEF), da Universidade de São Paulo (USP), solicitou às prefeituras dos campi a revisão dos Planos Diretores, tendo como foco o plano diretor participativo e que integrasse os planos diretores físico e ambiental. O Conselho Gestor do campus “Luiz de Queiroz” nomeou, a partir das Comissões e Grupos já existentes e atuantes, as equipes. As diretrizes estabelecidas pela SEF foram revisadas no prazo de um ano.
No caso do campus “Luiz de Queiroz”, já existia o Plano Diretor Socioambiental Participativo e um Plano Diretor Físico, que serão atualizados neste documento. Além dos Grupos de Trabalhos (GTs) já existentes, ainda foram criados outros incorporando-se os GTs sugeridos pela SEF.
O campus já vem, historicamente, atuando com os seguintes GTs e seus respectivos coordenadores:
GT Áreas Verdes e Uso do Solo -– João Carlos T. Mendes-LCF
GT Energia - Prof. Thiago Libório Romanelli/LEB
GT Mobilidade -– Prof. Ciro Abud/LCF
GT Emissões de Gases do Efeito Estufa – Prof. Carlos Eduardo Cerri/LSO
GT Resíduos - Ana Maria Meira/PUSP-LQ/Arthur Roberto Silva-ESALQ/Glauco A. G. Tavares/CENA
GT Fauna – Profa. Kátia M. Ferraz/LCF
GT Água -– Prof. Plinio Camargo/CENA e Prof. Ernani Pinto Junior
GT Sustentabilidade na Administração - Roberta F. Bacha/PUSP-LQ
GT Educação e Percepção Ambiental - Profa. Taciana Savian Vilella/LCE
Com a nova proposta de revisão feita pela SEF, dois novos grupos de trabalho foram constituídos com seus respectivos coordenadores:
GT Convivência, Segurança, Pertencimento e Relação com a Cidade - Vanda Zambello/SVCEX
GT Patrimônio Material, Cultural e Ambiental e Diretrizes Construtivas e Urbanísticas - Valter Antonio Milanez/DVEF
Programação:
13h30 – 14 horas: Recepção e café de boas-vindas
14h – 14h15: Abertura oficial do evento;
14h15 – 15h15: Apresentação do documento de revisão do Plano Diretor Participativo do campus LQ
15h15 – 16h45: Espaço para perguntas e participação da comunidade
16h45 – 17 horas: Encaminhamentos.
Mais informações:
ambiental.lq@usp.br, planod@usp.br | (19) 3429-4181/4121 | www.esalq.usp.br