Escolas municipais iniciam aplicação das provas do Saeb
Mais de 3.700 alunos da Rede Municipal devem realizar as avaliações; resultados são essenciais para o Ideb 2025
Mais de 3.700 alunos da Rede Municipal devem realizar as provas; resultados são essenciais para o Ideb 2025
Os 3.700 estudantes dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba começaram hoje (21) a fazer as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. Os exames seguem até 31/10.
Planejado e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Governo Federal, o Saeb é um conjunto de avaliações para mensurar a qualidade da educação e a efetividade das ações de ensino e aprendizagem no país, com vistas ao aperfeiçoamento de políticas educacionais.
Os testes do Saeb abrangem o desempenho dos estudantes nos componentes curriculares de matemática e língua portuguesa, servindo como ferramenta de monitoramento da aprendizagem. Além dos testes, o Saeb contempla também questionários que devem ser respondidos por secretários municipais de Educação, diretores de escolas, professores e estudantes.
Os resultados preliminares do Saeb 2025 serão disponibilizados no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
“O Saeb representa uma oportunidade importante para que nossos alunos demonstrem seus conhecimentos e avanços ao longo do ano. Cada prova é uma chance de crescimento e de reconhecimento do esforço diário em sala de aula. A participação de todos é fundamental para que possamos consolidar e fortalecer a qualidade da educação em nossa rede municipal”, afirmou Juliana Vicentin, secretária municipal de Educação.
IDEB – O Saeb também será fundamental para a próxima nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Piracicaba, que é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb.
Por isso, os resultados do Saeb norteiam a nota do Ideb: no último levantamento do índice, realizado em 2023, a Rede Municipal de Educação de Piracicaba obteve uma nota de 6,4, superior à média nacional, que foi de 5,8.
EDUCAÇÃO ESPECIAL – Os estudantes com deficiência também participam da avaliação. Poderão receber atendimento especializado aqueles que já tenham sido informados no Censo Escolar. Caberá às instituições de ensino solicitar o atendimento.
As seguintes formas de atendimento especializado serão viabilizadas para aplicação da prova: recursos de acessibilidade e profissionais oferecidos pela escola participante; tempo adicional para a realização dos testes; sala extra, com agrupamento adequado às necessidades educacionais do estudante; e recursos de acessibilidade para baixa visão (exclusivo para aqueles que tenham declarado baixa visão no período de coleta do Censo Escolar).