Escolas municipais realizam Dia D como preparação para Saeb e Saresp
Ação reforçou a importância das avaliações externas e do trabalho conjunto de toda a comunidade escolar
Todas as escolas da Rede Municipal de Educação se mobilizaram ontem (19) para a realização do Dia D – Avaliações Externas, uma ação para reflexão, estudo e planejamento em torno do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que acontecem entre outubro e novembro.
A titular da Pasta, Juliana Vicentin, esteve na Escola Municipal Professor Taufic Dumit, onde professores e gestores discutiram os impactos que os resultados das avaliações têm sobre as políticas públicas e no cotidiano escolar, refletindo também sobre o papel de cada profissional no processo avaliativo.
“Outro ponto abordado foi a importância do acolhimento e da preparação emocional dos alunos para as provas, garantindo que se sintam seguros e confiantes para registrar suas aprendizagens. A parceria com as famílias, no incentivo e acompanhamento, foi destacada como fundamental nesse processo”, comentou Juliana.
Além disso, a equipe docente ressaltou que, mais do que preparar os estudantes para as avaliações externas, todo o trabalho pedagógico realizado ao longo do ano tem como objetivo central o desenvolvimento de habilidades que agregam valores e contribuem para a formação integral dos alunos.
O Dia D também serviu para multiplicar junto às equipes escolares as discussões feitas no último dia 11, durante a reunião formativa Saeb e Saresp – Compreensão e Uso Pedagógico dos Resultados, promovida pela Secretaria Municipal de Educação com diretores e coordenadores. No encontro, a secretária apresentou o Boletim do Saeb e destacou a importância de compreender os dados de proficiência e orientar os estudantes no preenchimento do questionário socioeconômico.
E para apoiar a preparação, a Pasta disponibilizará dois simulados aos quintos anos do Ensino Fundamental. O primeiro, em formato digital, será aplicado entre os dias 25 e 28/08, garantindo agilidade na identificação das habilidades defasadas. O segundo, impresso, ocorrerá na primeira semana de outubro, aproximando os alunos do formato oficial das avaliações.
As ações, segundo Juliana, visam consolidar o compromisso da rede com a qualidade da educação, oferecendo suporte pedagógico e emocional aos estudantes, além de fortalecer a parceria entre escolas e famílias.