Escolas premiadas e resultados do EducaTrilha na Escola 2025 serão conhecidos na quinta (6)
Evento de premiação acontece no anfiteatro da Secretaria de Educação de Piracicaba
Atividade do programa EducaTrilha na Escola em 2025
Acontece na próxima quinta-feira (6), às 19 horas, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Piracicaba, evento de finalização das atividades de 2025 do programa “EducaTrilha na Escola”. Na oportunidade, serão conhecidos os resultados e anunciadas as escolas vencedoras desta edição.
“O evento de premiação do EducaTrilha é sempre um momento muito emocionante, pois conseguimos ver em uma noite o resultado de um ano inteiro de trabalho, de muitas trocas e construção conjunta. É um momento mágico de celebração”, afirma Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa.
O “EducaTrilha na Escola”, que comemora 10 anos em 2025, é um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva, climática e de promoção de saúde e bem-estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares, a partir de um processo formativo e de um concurso de projetos educativos que incluem visitas à Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), em Piracicaba.
Neste ano, o “EducaTrilha na Escola” recebeu, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, Moção de Aplausos em reconhecimento aos resultados obtidos pelas ações em áreas como educação, meio ambiente e cultura ao longo de seus 10 anos. Além disso, o programa foi selecionado como finalista do 9º Prêmio Ação pela Água, na Categoria “Instituições de Ensino e Pesquisa localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ”.
Encontros formativos
São realizados encontros formativos e de tutoria aos professores, com uma proposta integradora em relação às demais iniciativas escolares voltadas à educação ambiental e cultural. Este ano também estão sendo realizadas tutorias e oficinas em cada uma das escolas participantes.
A edição de 2025 do “EducaTrilha na Escola” é patrocinada pela CJ do Brasil e Oji Papéis Especiais e realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Prefeitura de Piracicaba (através do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), projeto Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e Fundação Florestal (FF).
A iniciativa tem, ainda, o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Piracicaba, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA), da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (COMCLIMA), da OSCIP Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Engajamundo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, da OSCIP Novo Encanto, do Espaço Pipa, da Pira na Paisagem e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla e PET Ecologia).
História
Em 2018, foi publicada a tese de doutorado “Educação ambiental em áreas protegidas do Estado de São Paulo e sua contribuição à escola”, de Maria Luísa Bonazzi Palmieri, sob orientação da Profa. Vânia Galindo Massabni, que apresentou aspectos pedagógicos e institucionais focados nas contribuições de visitas escolares às áreas protegidas.
Influenciado por esta pesquisa, o então chamado “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais protegidas”, premiado como Destaque Ambiental pelo COMDEMA em 2016, ganhou novo formato e passou a ser intitulado “EducaTrilha na Escola”.




