Escritora Raquel Alves será a grande atração da Flipira deste ano
Sua jornada de vida é marcada por desafios de saúde física e emocional desde a infância e a adaptação à deficiência visual na vida adulta
Foto divulgação
Pensadora, autora de cativantes livros infantis e palestrante, a escritora campineira Raquel Alves traz consigo uma história extraordinária influenciada desde cedo pelo legado de seu ilustre pai, o renomado Rubem Alves.
Sua jornada de vida é marcada por desafios de saúde física e emocional desde a infância e a adaptação à deficiência visual na vida adulta, molda sua perspectiva única de enxergar e experienciar o mundo.
Um exemplo notável de resiliência e determinação, Raquel compartilha, por meio de suas narrativas e reflexões, a essência humana e a beleza da vida, encantando e inspirando tanto crianças quanto adultos.
Sobre a Flipira
A Festa Literária de Piracicaba (Flipira) está em sua 6a edição. Idealizada pela escritora e atual presidente da Academia Piracicabana de Letras, Raquel Delvaje, a cada ano consolida-se como o maior evento literário da cidade.
O evento é uma realização da Academia Piracicabana de Letras, em parceria com os grupos literários da cidade e com apoio da Prefeitura Municipal.
As organizadoras são: Carmen Pilotto, Elisabete Bortolin, Ivana de Negri, Melysse Martin e Raquel Delvaje. Com apresentações de saraus, oficinas, palestras, tem como carro-chefe o Café Literário, onde acontecem os debates.
Neste ano, a Flipira aceitará o número máximo de cem inscrições para escritores lançarem suas obras. Também conta com várias editoras e livrarias, além dos expositores e praça de alimentação.
A Flipirinha é o espaço infantil, onde as crianças podem participar da Pescaria de Livros, oficinas e muitas outras atividades.
Desde o ano passado, a Flipira conta com o Espaço Flipteen ,com programação destinada aos jovens.
A Flipira também conta com o Espaço 60+, para a terceira idade, com poltronas confortáveis, oficinas e livros para leitura.
Neste ano, os grandes homenageados serão Machado de Assis, como escritor consagrado, e o homenageado local, Ludovico da Silva, falecido em 2015, fundador do Grupo Oficina Literária de Piracicaba (GOLP).
O GOLP atua desde sua fundação, em 1989, com a realização de oficinas literárias mensais, até hoje.
A Flipira também presta homenagem ao jornalista e escritor Cecílio Elias Neto pelos 85 anos de vida, 70 anos de jornalismo, 60 anos de literatura e 10 anos do Instituto Cecílio Elias Netto (ICEN).
Na edição 2025, a novidade é a mascote, o Flipirinho, peixinho leitor, que estará em toda publicidade e presente nos dias da Festa.
A abertura será no dia 17 de outubro, no auditório do Galpão 14 do Engenho Central, com palestra, exposição literária e coquetel.
No sábado, 18, e no domingo, 19, segue a programação das 10h às 18 horas, com atrações variadas.
Três crianças serão agraciadas com o Diploma Thales Castanho de Andrade. Também será lançado o Concurso Literário, com premiação a ser entregue em meados de 2026.