Espetáculo Labirinthos 2.5 marca lançamento do 20º Fentepira
Evento gratuito no Teatro Erotides de Campos será no dia 3 de novembro e anunciará os espetáculos selecionados para a edição de 2025
Dramaturgia é inspirada em fragmentos de duas tragédias perdidas de Eurípedes - João Maria da Silva Júnior
Com a apresentação do espetáculo Labirinthos 2.5, da Cia. Teatral Energós, o 20º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) será oficialmente lançado na segunda-feira, (3), às 20 horas, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central. No evento gratuito serão anunciados os espetáculos selecionados para a edição de 2025, além das equipes envolvidas com o festival — curadoria, debatedores, comissão organizadora e parceiros — e as datas oficiais das apresentações.
O Fentepira 2025 é realizado em cumprimento à Lei Municipal 6.072 de 26/10/2007, alterada pela Lei Municipal 7.941/2014, pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com a parceria da Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Movimento Liberdade Liberdade, Sesc Piracicaba, Senac Piracicaba e Sesi Piracicaba.
O festival é um dos mais importantes festivais de artes cênicas do interior paulista. Desde sua criação, o evento reúne companhias de todo o país, valorizando a produção teatral independente e oferecendo ao público uma programação diversificada.
SINOPSE – O espetáculo Labirinthos 2.5 conta uma narrativa sobre desejos, sombras e a passagem do poder, entre o mito e a contemporaneidade. Com dramaturgia inédita de João Anzanello Carrascoza, inspirada em fragmentos de duas tragédias perdidas de Eurípedes — Theseus e Kretes —, traduzidas e encenadas pela primeira vez no Brasil, a montagem apresenta uma nova versão revisitada pela equipe criativa, com cena inédita e atualizações cênicas e narrativas.
Ao disputar o trono de Creta, Minos recebe de Poseidon, deus dos mares, um sinal de confirmação: um touro branco vindo do mar que deverá ser sacrificado em agradecimento. Minos assume o poder, mas não cumpre a promessa: não realiza o sacrifício. Furioso, Poseidon lança um castigo sobre o mortal: faz com que sua esposa, Pasífae, enlouqueça, se apaixone pelo touro e engravide do animal. Nasce, então, o Minotauro — criatura metade homem, metade touro — que ao ser encarcerado em um labirinto, passa a ser usado como instrumento de terror pelo rei Minos.
A Cia. Teatral Energós dedica-se ao trágico e ao mítico na cena, por meio da investigação das potencialidades do coro, junto a um intenso treinamento corporal-vocal que visa ampliar a presença cênica do ator. Em 2025, o grupo circula pelo interior e litoral paulista com Labirinthos 2.5, contemplado pelo Fomento CultSP, e realiza ainda uma curta temporada na capital.
A sessão contará com intérprete de Libras e será seguida de um bate-papo com a companhia após a apresentação.
SERVIÇO – Labirinthos 2.5. 03/11, às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos (Teatro do Engenho). Avenida Dr. Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central. Entrada gratuita – retirada de ingressos via Sympla:
https://www.sympla.com.br/ ou na bilheteria do teatro, a partir de 1h antes do início da apresentação. Classificação indicativa: 14 anos.



