Está aberta a 3ª edição de adoção de equídeos recolhidos pelo Disk Animais
Processo oferece 14 cavalos chipados, com idades entre três e oito anos, para adoção responsável até 31/01
A Prefeitura de Piracicaba abriu a 3ª edição do processo de adoção de equídeos recolhidos pelo serviço Disk Animais. Ao todo, 14 cavalos estão disponíveis para adoção responsável, com idades que variam entre três e oito anos, todos devidamente microchipados.
Os interessados podem comparecer livremente ao Disk Animais até o dia 31/01 para conhecer e escolher os equídeos. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas, e aos sábados, das 8h às 11 horas, na rua Alberto Coral, 1.500, Fazenda Experimental do Estado.
Após a escolha do animal, o interessado deverá preencher o formulário de adoção no próprio Disk Animais. Caso um mesmo equídeo tenha mais de um interessado, a definição do adotante será feita pela equipe técnica da Divisão de Proteção Animal, com base nas informações apresentadas no formulário. Concluída essa etapa, será necessária a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), no valor de R$ 23, sendo o pagamento e o transporte do animal de inteira responsabilidade do adotante, que deverá providenciar veículo adequado e em conformidade com a legislação vigente.
A formalização da adoção também inclui a assinatura do Termo de Responsabilidade, que pode ser realizada de forma presencial da sede da Divisão (rua dos Mandis, s/n, Jupiá) ou de maneira online, via WhatsApp, com assinatura digital. Em alguns casos, os equídeos disponíveis são oriundos de resgates por maus-tratos e, enquanto o processo judicial estiver em andamento, a adoção ocorre na condição de fiel depositário. Nessa modalidade, o adotante assume a responsabilidade temporária pelo animal, podendo haver, em situações excepcionais, a necessidade de devolução por determinação judicial.
Para participar do processo de adoção, é obrigatório que o interessado possua cadastro ativo junto à Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, com propriedade regularizada no sistema Gedave. No caso de tutores de outros estados, a propriedade deve estar devidamente registrada junto ao órgão de Defesa Agropecuária do respectivo estado. A regularização do cadastro pode ser realizada diretamente com a Defesa Agropecuária, inclusive por meio do WhatsApp (19) 98274-6116.



