Estado reconhece quatro novas Cadeias Produtivas Locais em Piracicaba
Com novas conquistas, Piracicaba fortalece setores estratégicos, impulsiona a economia regional e amplia oportunidades de desenvolvimento
O Governo do Estado de São Paulo reconheceu quatro novas Cadeias Produtivas Locais (CPLs) em Piracicaba: Cachaça e Saúde, já consolidadas, Bioenergia e Turismo Tirolês, em desenvolvimento. Com esse avanço, o município passa a contar com seis cadeias oficialmente reconhecidas, somando-se às já existentes nas áreas de Cerveja e Tecnologia da Informação.
O resultado coloca Piracicaba entre as cidades com maior número de CPLs reconhecidas neste edital - assim como Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto, que também tiveram quatro cadeias reconhecidas.
O reconhecimento foi resultado de um amplo trabalho de articulação entre poder público, instituições de ensino e entidades representativas. Foram fundamentais no processo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Fatec, Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e (Apta Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios).
O processo também contou com a ação do Sebrae e da Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região), que atuaram como pontos focais, desempenhando papel decisivo nas aprovações.
Além disso, a integração entre as secretarias de Saúde e de Turismo foi essencial para viabilizar o reconhecimento das cadeias.
“Esse resultado mostra a força da nossa região e a importância do trabalho conjunto entre poder público, entidades e setor produtivo. Cada CPL reconhecida representa mais oportunidades, mais competitividade e mais desenvolvimento para Piracicaba e para toda a Região Metropolitana”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thais Fornicola.
DESTAQUE REGIONAL – Das 24 cidades que integram a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), seis tiveram cadeias produtivas listadas no edital estadual. Além de Piracicaba, também tiveram CPLs aceitas as cidades de Araras, Ipeúna, Limeira, Rio Claro e Santa Maria da Serra.
O QUE SÃO – As Cadeias Produtivas Locais (CPLs) são arranjos produtivos que reúnem empresas, instituições de ensino, entidades de apoio e o poder público em torno de um setor econômico específico. Elas visam promover a competitividade, a inovação e o crescimento sustentável das atividades econômicas regionais.
As CPLs fazem parte da estratégia da Prefeitura para estimular setores com alto potencial de crescimento e, a partir do diálogo entre diferentes representantes, as reuniões e oficinas buscam alinhar vocações locais a políticas públicas, promovendo o empreendedorismo, a inovação e o fortalecimento econômico de maneira colaborativa.
A iniciativa integra o programa SP Produz, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo fomentar a economia regional por meio da organização setorial, estímulo à inovação e valorização das vocações locais.