Fake news: um problema na tomada de decisão
É muito comum alguém dizer que ficou sabendo sobre determinado assunto pelo Instagram, TikTok e Facebook, que são territórios livres para a invencionice
Por Alessandro Natal
Hoje, desinformação ganhou o peso categórico de fake news. Todo mundo transita no dia a dia em ambientes tomados por informações que precisam ser verificadas, para ver se elas são verdadeiras ou não. Mas sempre foi assim.
O problema grave dos dias atuais é a falta de profissionalismo na geração de conteúdo. Sem responsabilidade alguma, as pessoas proliferam o que encontram pela frente, sem qualquer critério.
É muito comum alguém dizer que ficou sabendo sobre determinado assunto pelo Instagram, TikTok e Facebook, que são territórios livres para a invencionice. Não checam nos grandes jornais que, em tese, deveriam fazer um trabalho informativo mais criterioso.
O segundo ponto alarmante em um contexto cheio de informações é o excesso. Diariamente nos deparamos com uma quantidade exorbitante de informações suspeitas, falsas, distorcidas ou tendenciosas, que necessitam de checagem para tomada de decisão.
Diferente do passado, hoje o mundo compartilha um excesso de informações, na maioria das vezes sem fundamento, que podem comprometer os nossos negócios e criar alvoroço no mundo corporativo desnecessariamente
Quando você tiver alguma dúvida sobre um conteúdo que lhe foi passado por WhatsApp, por exemplo, fique esperto. Você pode estar sendo arrastado para o mundo das fake news. Procure checar os dados que lhe chegam para se certificar de que aquilo procede. Suas decisões dependem de informações seguras.