Fala Pira questiona Executivo sobre problemas na coleta do lixo
Segundo o vereador piracicabano, o acúmulo de resíduos nas ruas tem gerado sérios transtornos à população, além de riscos à saúde pública
Foto: Rubens Cardia
O vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), Fala Pira, levou à sessão de segunda-feira (17) a situação da coleta de resíduos sólidos no município e questionou o governo municipal, por requerimento, sobre os serviços que estão sendo realizados.
De acordo com o parlamentar, “recentemente, moradores de diversos bairros de Piracicaba têm relatado o acúmulo de resíduos nas ruas, o que tem gerado sérios transtornos à população, além de riscos à saúde pública”.
Em resposta ao site Viletim, a prefeitura disse que “devido ao grande número de reclamações sobre a coleta de resíduos no município, notificou a Ares – PCJ, que é a agência fiscalizadora e reguladora da prestação dos serviços pela empresa Ambiental, para que dê informações.”
Coleta falha
Cássio Luiz observou que a coleta de lixo é realizada com base em contrato de PPP (parceria público-privada) entre a prefeitura e empresa que atua no ramo. Por isso “é importante obter esclarecimentos sobre a possível falta de repasse de verbas ou falhas na execução do contrato de prestação de serviços pela empresa”.
Assim, ele perguntou se o Executivo “tem ciência de que a coleta de resíduos sólidos não está sendo realizada corretamente em diversos bairros de Piracicaba, com o acúmulo de lixo nas vias públicas” e, também, indagou se a “a falta de coleta é decorrente de algum problema de repasse financeiro à empresa Piracicaba Ambiental, ou se a falha na coleta tem outra origem”.
Cássio Fala Pira ainda questionou se a Prefeitura tem ciência da situação, os motivos das eventuais falhas, o que vem sendo feito para normalizar o serviço, se há um cronograma para isso, bem como se há algum tipo de fiscalização sendo realizada para verificar o cumprimento do contrato.
O parlamentar também acrescentou que há falta de varredeira de rua na cidade. “Eu rodo Piracicaba todos os dias, de ponta a ponta, e a gente não vê ninguém varrendo as ruas de Piracicaba. A gente quer entender o contrato. Eu quero entender esse contrato, que não é um contrato barato. É um contrato milionário".
Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, também ponderou: "na questão dos resíduos, Cássio, na semana passada nós também trouxemos requerimento até parecido, mas questionamos, inclusive, o número de caminhões e de cooperativas de recicladores. De fato, você tem toda razão. Ainda hoje de manhã recebi algumas fotos referentes à varrição, à coleta aos resíduos. Então, nós precisamos ficar atentos mesmo, porque parece que toda vez que muda prefeito, a empresa de coleta também muda o seu trabalho. Então, precisamos ficar bem atentos".