Fapesp abre chamada para financiar soluções inovadoras para desafios globais
Inscrições vão até o dia 3 de março

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) abre chamada para a inscrição de projetos que solucionem problemas não só do Brasil, mas que possam aplicadas em países de todo o mundo, utilizando tecnologias disruptivas. A fundação financiará projetos que cumpram pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A primeira parte da inscrição pode ser feita até o dia 03 de março, com a submissão do aviso de interesse (NOI). Confira o calendário completo da inscrição no fim da matéria. A chamada está disponível clicando aqui.
A Fapesp financiará projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Naturais e Engenharia, Ciências Sociais e Humanidades, Ciências da Saúde e da Vida.
A iniciativa faz parte de uma chamada de propostas lançada pela Iniciativa Internacional de Pesquisa sobre o Uso de Tecnologias Disruptivas para o Enfrentamento de Desafios Globais (IIDTAC). A Fapesp representa o Brasil na IIDTAC, uma colaboração internacional para apoiar pesquisas interdisciplinares e transformativas que também conta com agências de fomento do Canadá, Dinamarca, Finlândia, Ilhas Faroé, Groenlândia, Islândia, Irlanda, Países Baixos, Noruega, Suécia, Suíça, Taiwan, Reino Unido e Ilhas Åland.
É recomendável que as equipes incluam pelo menos um especialista em ciências sociais ou humanidades entre os pesquisadores responsáveis ou principais, para favorecer a implementação, maximizando o impacto nas comunidades aplicadas e alcancar êxito na proposta.
Modalidades de apoio
A Fapesp apoiará os projetos selecionados na chamada por meio das modalidades “Auxílio à Pesquisa Regular e Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático”, observando-se as normas e condições dos respectivos instrumentos de apoio, por um período máximo de três anos.
Poderão participar da chamada Pesquisadores Responsáveis ou Pesquisadores Principais com um “Auxílio à Pesquisa Regular ou Temático” vigente, desde que este último não seja em colaboração ou cofinanciado por outra agência.
No dia 3 de fevereiro, o NFRF realiza um webinar (chamada online) para fazer uma apresentação geral da chamada e responder às dúvidas dos interessados.
Calendário da Chamada
Webpage da chamada: https://fapesp.br/17952/chamada-de-propostas-iniciativa-internacional-de-pesquisa-sobre-o-uso-de-tecnologias-disruptivas-para-o-enfrentamento-de-desafios-globais-iidtac
Data de Lançamento da Chamada: 07/01/2026
Webinar: 03/02/2026
Data limite para submissão do aviso de interesse (Notice of Intent (NOI) – diretamente no site do NFRF): 03/03/2026
Prazo para submissão da carta de intenção (Letter of Intent (LOI) - para o NFRF e para a Fapesp): 09/03 a 09/06/2026
Divulgação do resultado da análise da LOI: 26/08/2026
Prazo para submissão da proposta completa: 27/08 a 03/11/2026
Divulgação das propostas selecionadas: A partir de março de 2027
Data de início dos projetos: A partir de março de 2027
Modalidades de Apoio na Fapesp: Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático e Auxílio à Pesquisa Regular
Duração máxima do projeto: Até 3 anos
Submissão:
FAPESP - SAGe (fapesp.br/sage)NFRF – Convergence Portal (https://www.convergence.gc.ca/en/)


