Farmácia de Alto Custo atende em novo endereço
Unidade foi para a avenida Dr. Paulo de Moraes, ao lado do Fundo Social de Solidariedade
Gilberto Barbosa, morador do Jaraguá, gostou das novas instalações da Farmácia de Alto Custo
A Farmácia de Alto Custo de Piracicaba começou a funcionar em novo endereço ontem (24), na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.073 (em frente ao Varejão da Paulista) e ao lado do prédio onde funciona o Fundo Social de Solidariedade. Segundo a secretaria de Saúde, o imóvel de 620 metros quadrados oferece mais conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento aos pacientes. O novo espaço funcionará no mesmo horário, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas.
“O prédio do Fundo Social tem uma boa estrutura e é capaz de abrigar os serviços, que são muito importantes para a população. Agora, de fato, as pessoas que precisam retirar os medicamentos terão muito mais conforto para fazê-lo nesse novo espaço. Outra vantagem é a localização, de fácil acesso e com várias opções no transporte coletivo. É uma conquista de todos”, comemorou a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Valkíria Callovi, que ajudou na escolha do imóvel.
A Farmácia de Alto Custo disponibiliza medicamentos indicados para tratar doenças graves, crônicas ou raras. Para ter acesso ao serviço, é preciso apresentar prescrição médica detalhada, laudos, documentos e exames médicos. Os medicamentos entregues ao público são fornecidos pelo Estado e pelo Ministério da Saúde.
“A mudança foi planejada com o objetivo de aprimorar os fluxos de atendimento e armazenamento, garantindo maior eficiência na dispensação dos medicamentos do chamado Componente Especializado. Com a nova estrutura, esperamos oferecer um ambiente mais acolhedor aos pacientes e dar mais agilidade na dispensação de medicamentos, fortalecendo a qualidade e a humanização do serviço prestado”, relata o secretário-executivo de Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde, Gustavo Aguiar.
A Farmácia de Alto Custo de Piracicaba atende, em média, 12 mil pacientes por mês e dentre os medicamentos disponíveis estão os indicados para o tratamento de artrite reumatoide, esclerose múltipla, doença de Crohn, hepatite viral, asma, DPOC, Parkinson, epilepsia, diabetes tipo 1, esquizofrenia, entre outras enfermidades contempladas pelos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde.
“A mudança de endereço representa mais um passo no compromisso da Secretaria de Saúde em aprimorar a estrutura dos serviços oferecidos à população. Queremos que os pacientes tenham um ambiente mais acolhedor e organizado, que facilite o acesso e garanta o atendimento com qualidade e dignidade”, destaca o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco.
MUDANÇA APROVADA – Daiane Souza Santos foi ao novo endereço da farmácia na segunda-feira para buscar o medicamento usado há um ano pelo filho Lucas, de 14 anos. “O espaço aqui é melhor. Tem lugar para sentar, acomoda melhor os idosos também”, disse. Ela citou também maior facilidade de acesso ao transporte público.“Tem mais linhas”.
Gilberto Barbosa, de 69 anos, usa os medicamentos disponibilizados pela Farmácia de Alto Custo há 8 anos. Morador do Jaraguá, aprovou a mudança. “Gostei do lugar, ficou bonito”, disse.
Morador do Algodoal, Celmo Oliveira, de 67 anos, usa medicamento para pressão ocular disponibilizado pela farmácia há 3 anos. “Está aprovadíssimo este novo lugar. É mais amplo e as pessoas que vem retirar o medicamento ficam melhor acomodadas”.



