Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Feira de Editoras Cartoneras transforma o Engenho Central em polo internacional da literatura independente

Feira de Editoras Cartoneras transforma o Engenho Central em polo internacional da literatura independente

Evento reúne editoras de vários países e estados brasileiros entre os dias 4 e 8 de junho, com programação gratuita e aberta ao público

Avatar de Viletim
Viletim
jun 03, 2025
∙ Pago

Share this post

Viletim
Viletim
Feira de Editoras Cartoneras transforma o Engenho Central em polo internacional da literatura independente
Compartilhar

Piracicaba recebe, de 4 a 8 de junho, a II Feira Brasileira de Editoras Cartoneras, no Armazém 14 do Engenho Central. Realizada pela Editora Catapoesia em parceria com o Ponto de Cultura Garapa e a Associação Cultural Arte, a iniciativa conta com apoio logístico da Secretaria Municipal de Cultura de Piracicaba e do SESC. A programação, gratuita é voltada a estudantes, educadores, artistas, editores e ao público em geral.

Com a participação de editoras cartoneras de diversos países da América Latina, além de Moçambique, e representantes de quatro regiões do Brasil, a feira se consolida como um importante espaço de intercâmbio cultural. Entre os destaques da programação estão rodas de conversa, palestras, oficinas, mesas-redondas, feira de livros, exposições e performances artísticas. A abertura acontece amanhã (4), às 19 horas, com a presença do coordenador do Ministério da Cultura em São Paulo, Alessandro Azevedo.

A proposta da feira é ampliar a visibilidade das editoras cartoneras — movimento iniciado na Argentina em 2003 —, que produzem livros artesanais com capas de papelão e atuam em comunidades periféricas, escolas, bibliotecas comunitárias, centros culturais e espaços de resistência. “Todos somos escritores e todos podemos editar o nosso próprio livro, contando a nossa história e a história do nosso território”, defende o mote do encontro.

Além da presença de nomes como Washington Cucurto (Eloisa Cartonera – Argentina), Lúcia Rosa (Dulcineia Catadora – Brasil) e Viccenzo Carone (Secretaria da Cultura do Estado), a feira contará com a instalação artística “Giro – que sonhos movem seu corpo”, de Letícia Eboli, já exibida no Queens Museum de Nova Iorque, e a Caminhada Ecoliterária Guimarães Rosa, com o grupo Caminhos do Sertão, de Cordisburgo-MG.

A programação completa está disponível nos perfis @culturagarapa e @catapoesiaeditoracartonera no Instagram. A feira também terá ações educativas com alunos das escolas Hélio Penteado de Castro, Pedro de Mello, Sud Mennucci e com o grupo da terceira idade do Jardim Eldorado.

SERVIÇO – II Feira Brasileira de Editoras Cartoneras. Armazém 14 - Parque do Engenho Central – avenida Maurice Allain, 454, Piracicaba. De 04 a 08 de junho. Entrada gratuita. Programação completa no Instagram: @culturagarapa e @catapoesiaeditoracartonera.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar