Festival de Circo SP abre programação ao público neste fim de semana
Ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada sessão, na bilheteria oficial em frente ao Armazém 11
O 18º Festival de Circo SP encerrou nesta sexta-feira (29) às sessões exclusivas para escolas e instituições, que levaram milhares de crianças e adolescentes ao Parque do Engenho Central durante a semana. Ainda hoje, às 20 horas, acontece a abertura oficial do evento, com a apresentação de Spark, do Circo Spacial, na Lona Piolin. A partir deste sábado (30), a programação será aberta ao público em geral, com dezenas de espetáculos gratuitos que seguem até domingo (31).
A apresentação integra a programação do mês de aniversário da cidade. Confira a programação completa no link: https://abre.ai/pira258anos.
Para acompanhar as apresentações abertas à população, será necessário retirar ingresso gratuitamente a partir de uma hora antes de cada espetáculo, na bilheteria oficial localizada em frente ao Armazém 11, na lateral do Armazém 9, onde está a praça de alimentação.
As apresentações desta sexta-feira foram marcadas pelo entusiasmo das crianças que lotaram as lonas. A pequena Sophia Padoveze, que completou 8 anos hoje, comemorou o aniversário assistindo às atrações da Lona Arrelia. “Foi o meu melhor presente, gostei de tudo, mas os malabares foram os que mais me encantaram”, contou sorridente.
As crianças saíram da Lona Piolin com os olhos brilhando, como a pequena Maria Luiza Ribeiro, de 8 anos, do Jardim 2 da Escola Municipal Prof.ª Aglaé de Lourdes Piffer Leme. Ela contou que chorou de emoção durante a apresentação. “Eu chorei porque estava muito bonito. Gostei demais da moça do bambolê, parecia que o bambolê dançava sozinho. Também achei legal os malabares, eles jogavam bem alto e não deixavam cair. Foi o dia mais legal da escola, vou contar tudo em casa”, disse.
As estudantes da E.E. Prof. José Romão também se encantaram com o festival. Vitória Gomes, 14 anos, destacou: “Eu não parava de rir, o palhaço fazia cada coisa engraçada. Foi a parte que eu mais gostei.” Já Ágatha Agnes, também de 14 anos, se impressionou com o número de suspensão capilar. “Foi incrível. Eu fiquei pensando como ela consegue fazer aquilo sem se machucar. Parecia mágica”. Para Agner Domingues, 14 anos, o destaque foi a habilidade da bambolista. “Achei muito legal, ela fez coisas que eu nunca tinha visto. Também gostei muito do equilíbrio, parecia que não ia dar certo, mas ela conseguiu.”
A professora Camila Cardia Torchia Fernandez, da Escola Municipal Prof.ª Aglaé de Lourdes Piffer Leme, que acompanhava a turma, ressaltou que a experiência foi inesquecível. “Foi muito gostoso assistir a um espetáculo tão lindo, mas o melhor foi ver a reação das crianças. Elas estavam muito animadas e emocionadas, foi maravilhoso”, disse.
Com sessões espalhadas pelas lonas Piolin, Arrelia e Pimentinha, o festival reúne 53 atrações que contemplam diferentes linguagens do circo, como palhaçaria, mágica, malabarismo e acrobacias. Além dos espetáculos, a programação inclui atividades de formação e oficinas, que aproximam o público do universo circense.
TRANSPORTE PARA O FESTIVAL - Nos dias 28 e 29/08, a Prefeitura de Piracicaba garantiu o transporte dos alunos da rede municipal para participarem do Festival de Circo. A Secretaria Municipal de Educação organizou a saída com diversos ônibus, viabilizando o deslocamento em larga escala. Ontem, 28/08, foram 72 ônibus, que levaram mais de 1.880 estudantes nos períodos da manhã e da tarde. Já hoje, 29, a ação se repetiu, com mais 61 veículos, assegurando que cerca de 1.830 alunos pudessem prestigiar o evento.
O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), e correalização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.
“Foi emocionante ver o Engenho Central cheio de crianças durante esses dois dias. O circo tem essa magia de encantar, emocionar e, ao mesmo tempo, educar. A energia delas dentro das lonas mostra o quanto o acesso à cultura transforma. Agora, abrimos as portas para toda a população viver esse mesmo encantamento, com uma programação gratuita e de altíssima qualidade”, afirmou Carlos Beltrame, secretário municipal da Cultura.
SERVIÇO – 18º Festival de Circo SP. No Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Abertura ao público: sexta-feira, 29/08, às 20h. Retirada de ingressos para espetáculos, uma hora antes de cada sessão, na bilheteria em frente ao Armazém 11, na lateral do Armazém 9, ao lado da praça de alimentação.
PROGRAMAÇÃO - 18º Festival de Circo SP
30/08, sábado
14h – Cabaré LaMínima ao Máximo (Lona Piolin)
14h – Concertada um Estrépito Musical/Trupe Irmãos Atada (Lona Arrelia)
14h – Circo da Alegria (Lona Pimentinha)
14h – Bolhas (Palco Figurinhas)
14h30 – Los Branda (Palco Figurinhas)
15h – O Doce Circo de Marionetes (Palco Figurinhas)
15h – Corpos Suspensos/Cia Base (Palco Externo)
15h35 – Irmãs Botero (Palco Figurinhas)
16h – Supernova (Palco Externo)
16h10 – Tetéo e família em: A Turma da Alegria (Palco Figurinhas)
16h30 – Pimpolim O Show/Família Gelli (Palco Figurinhas)
16h30 – Duo Expressão e Arte/Fadas Açucaradas (Palco Externo)
17h – Bloom, Caminhos e Encontros/Lamala Circo (Lona Piolin)
17h – Vida de Circo/Cia Circodança (Lona Arrelia)
17h – Cavaco e sua Pulga/Caravana Tapioca (Lona Pimentinha)
18h – Suspenso em Nós (Palco Externo)
18h30 – Corpos Suspensos/Cia Base (Palco Externo)
20h – Magnific/Arena Circus (Lona Piolin)
20h – Cabaret Tertúlia/Namakaka (Lona Arrelia)
20h – Allegro Andante/Cia. Barnabô (Lona Pimentinha)
31/08, domingo
13h – A Garota do Faroeste (Palco Figurinha)
13h30 – Planeta Azul/Circo Casuo (Lona Arrelia)
13h30 – A Louca das Frutas (Palco Figurinha)
14h – Mágicas de Impacto! (Lona Piolin)
14h – A Viagem do Jiló (Lona Pimentinha)
14h30 – Cantando e se Equilibrando nas Nuvens (Palco Figurinha)
15h – Uma Série de Surpresas/Cia Fundo Falso (Lona Arrelia)
15h – E Agora, é a Vez de Quem?/Palhaço Kersito (Palco Figurinha)
16h – Trakina & Trak’s/As Aventuras do Menor Carro do Mundo (Palco Figurinha)
16h – The Gift (Palco Externo)
16h30 – Magicando (Palco Figurinha)
16h30 – A Jornada Emocional (Palco Externo)
17h – A Mulher que Conjurava Sonhos/Circo Di Mônaco (Lona Piolin)
17h – Varieté Tradicional (Lona Arrelia)
17h – Estupendo Circo Di SóLadies (Lona Pimentinha)
18h – Sobre Rodas (Palco Externo)
19h – Duo Capilar Ser (Palco Externo)
20h – Rudá, um Sonho Real (Lona Piolin)
20h – Cris, o Mágico em Magia de Encanta (Lona Arrelia)
20h – A Vida de um Saltimbanco/Circo Mambembe (Lona Pimentinha)