Filme documental Piracicaba, rodado em 1922, terá nova sessão neste sábado (29)
Exibição gratuita será no Galpão 8A do Engenho Central; produção é da Urgência Filmes
A produtora Urgência Filmes realiza mais uma sessão gratuita do filme documental Piracicaba, rodado no ano de 1922 e considerado uma das primeiras produções deste gênero do interior paulista. A sessão é neste sábado (29), às 19h30, em frente ao Galpão 8A do Parque do Engenho Central.
Após a exibição ao ar livre, que dura 83 minutos, haverá uma palestra sobre Patrimônio Material de Piracicaba, ministrado pelo historiador Mauricio Beraldo, acompanhada de tradução ao vivo em linguagem de libras.
Piracicaba é um filme de 120 minutos, em película 35mm nitrato, que mostra lugares da cidade e as pessoas da época. A obra foi resgatada pela produtora local Urgência Filmes, que fez um trabalho de restauro e digitalização em 4K. As primeiras três exibições aconteceram no final de 2024.
O projeto, nomeado Piracicaba 1922, é da Urgência Filmes (direção de Thiago Altafini e produção de Carol Alleoni) e foi realizado com recursos da Lei Paul Gustavo Estadual, do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
O escaneamento/digitalização, conta Thiago Altafini, foi realizado pela Cinemateca Brasileira e a restauração digital pelo laboratório Cinecolor Digital.
Processo e o contexto histórico
Além da restauração, também foi produzido pela Urgência Filmes um documentário sobre o processo e o contexto histórico do filme e uma trilha sonora original por meio de uma pesquisa sobre compositores locais e músicas da época. Essa parte foi realizada por músicos e produtores musicais da cidade, organizados pela Apache Records e Miolo Musical.
Mais informações: @piracicaba1922
Mais ações
No mesmo dia 29/3, acontece o Combo Cutural no Engenho Central: Passeio Histórico, Exposição Misp e Sessão de Cinema com o filme Piracicaba 1922, tudo a partir das 17 horas.