Flipira ajusta últimos detalhes para grande encontro literário que será aberto dia 17, no Engenho Central
A Festa cultural contará com muitas atividades e abrirá com palestra sobre Machado de Assis
Falta uma semana para o início da 6ª. Festa Literária de Piracicaba (Flipira), no Engenho Central. A abertura será no dia 17 de outubro, no anfiteatro do Galpão 14 no Engenho, a partir das 10 horas, com palestra sobre Machado de Assis, a cargo do historiador e acadêmico Armando Alexandre dos Santos.
No mesmo dia, será feita uma homenagem ao escritor piracicabano Ludovico da Silva, e haverá a atuação de alunos do Colégio Objetivo, seguida de apresentação da cantora Aline Bueno, além de inauguração de uma exposição literária e coquetel.
No sábado, 18, e no domingo, 19, seguem a programação das 10h às 18 horas com atrações variadas.
A Flipira também vai homenagear o jornalista e escritor Cecílio Elias Neto, pelos seus 85 anos de vida, 70 anos de jornalismo, 60 anos de literatura e 10 anos de Instituto Cecílio Elias Netto (ICEN).
O evento foi idealizado pela escritora e atual presidente da Academia Piracicabana de Letras, Raquel Delvaje, e a cada ano consolida-se como o maior evento literário da cidade.
Realização
A Flipira é uma realização da Academia Piracicabana de Letras (APL) e das secretarias municipais de Cultura e Turismo, além da Biblioteca Municipal, em parceria com o Centro Literário de Piracicaba (CLIP) e GOLP. Com organização das escritoras Carmen Pilotto, Elisabete Bortolin, Ivana de Negri, Melysse Martin e Raquel Delvaje.
O que acontece
Na edição deste ano, várias bandas se apresentarão, com saraus, oficinas, palestras, contação de histórias, tendo como carro-chefe o Espaço dos Escritores, onde acontecem os debates.
A escritora convidada desta edição é Raquel Alves, filha do consagrado autor Rubem Alves.
O Sesc trará a escritora Iara Machado, que falará sobre seu livro de Tradições Populares, a ser distribuído aos presentes.
Várias editoras e livrarias estarão com stands e haverá ainda uma praça de alimentação.
Flipirinha e 60+
A Flipirinha é um espaço infantil, onde as crianças podem participar da Pescaria de Livros, oficinas, tirar fotos nos totens, ouvir histórias, lendas e muitas outras atividades.
Desde o ano passado a Flipira conta com o Espaço Flipteen com programação destinada aos jovens.
A novidade divertida fica por conta da mascote, o Flipirinho, peixinho leitor, que estará em toda publicidade e presente nos dias da Festa. Haverá ainda a moeda para troca de livros infantis, o Flipix.
Quatro crianças serão agraciadas com o Diploma Thales Castanho de Andrade: Davi de Moraes Mobilon, 11 anos, do Colégio São Dimas; Enzo Gabriel Ribeiro dos Santos, 12 anos, da EE Monsenhor Jerônymo Gallo; Maria Clara Domingos de Oliveira, 17 anos, da EE.Monsenhor Jerônymo Gallo, e Julia Nunes Pereira, 12 anos, do Colégio Dom Bosco/São Mário.