Foram aplicadas 6.970 doses de vacinas em escolares de Piracicaba desde abril
Estratégia de Vacinação nas Escolas, realizada pelas Secretarias de Saúde e Educação, tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis
Resultados da Estratégia de Vacinação nas Escolas foram apresentados com participação de servidores da Saúde e Educação
A Estratégia de Vacinação nas Escolas, realizada desde abril pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Unidade Regional de Ensino, garantiu a aplicação de 6.970 doses de vacinas em crianças e adolescentes das redes municipal, estadual e particular de ensino. A ação faz parte de uma parceria com o Ministério da Saúde e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra doenças imunopreveníveis.
Durante o período, as equipes da Secretaria de Saúde estiveram em 129 escolas — sendo 86 municipais e 43 estaduais — e avaliaram 16.078 carteiras de vacinação. A ação alcançou 68% das escolas municipais e 75% das estaduais.
“Esse resultado é fruto do comprometimento de muitas equipes e mostra o quanto a parceria entre Saúde e Educação é fundamental para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam protegidos”, destacou Elaine Defavari, coordenadora de enfermagem da Atenção Básica.
Cátia Ortiz, representante da Secretaria de Saúde no Grupo Intersetorial Municipal do Programa Saúde na Escola, também comemorou os resultados. Segundo ela, a escola é um espaço estratégico para resgatar o hábito da vacinação. “Encontramos casos de adolescentes que não eram vacinados desde o primeiro ano de vida. Essa aproximação com as famílias, por meio das escolas, faz toda a diferença”, afirmou.
A vacinação foi realizada por equipes das Unidades Básicas e de Saúde da Família, com apoio de uma equipe volante responsável por percorrer diferentes bairros. Antes das aplicações, os responsáveis receberam termos de autorização, e, nos casos de recusa, foram orientados a procurar a unidade de saúde mais próxima para atualização da carteira vacinal.
Entre os imunizantes aplicados estão tríplice bacteriana (difteria, coqueluche e tétano), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite A, meningocócica C, HPV, poliomielite inativada e influenza (gripe).
Mesmo após o encerramento da estratégia nas escolas, a vacinação continua disponível em todas as UBSs e USFs do município (exceto a UBS Paulista), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, sem necessidade de agendamento.
Outra opção é a UBS Centro (avenida França, 227, Jardim Europa), que funciona em horário estendido, das 17h às 20h, e oferece todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
“Nosso maior ganho é ver crianças e adolescentes com a carteira em dia e protegidos de doenças que podem ser evitadas com uma simples dose”, completou Elaine.



