FUVEST anuncia mudanças para as próximas edições do seu Vestibular
O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo aprovou as mudanças propostas em conjunto pela FUVEST e pela Pró-Reitoria de Graduação para os Vestibulares 2027 e 2028. “As novidades dão continuidade às alterações aprovadas em 2024 pelo próprio Conselho, como a inserção de novas componentes curriculares, o novo programa na 1ª Fase e em parte da 2ª Fase, e a adoção de múltiplos gêneros textuais para elaboração da redação”, explica o diretor-executivo da FUVEST, Gustavo Monaco.
No próximo ano, os candidatos ao Vestibular 2027 terão pela frente uma 1ª Fase com menos questões de múltipla escolha – em vez das tradicionais 90, serão 80 questões, mantido o tempo de prova. Com isso, eles terão mais tempo para refletir sobre as perguntas que passaram a conectar conhecimentos de diferentes áreas.
Já no Vestibular 2028, aplicado em 2027, serão incorporadas mudanças também na 2ª Fase. No primeiro dia, a prova passará a contemplar Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Arte e Educação Física), o que permitirá a adoção da abordagem interdisciplinar também nessa etapa do vestibular. O candidato responderá a 8 questões, em vez das 10 hoje cobradas, além de ter de escrever a redação.
Já no segundo dia da 2ª Fase, as provas passarão a ter 10 questões (em vez das 12 hoje cobradas). Também haverá a diminuição nos tipos de provas – dos 22 atuais para apenas 6 tipos que serão aplicados de acordo com a carreira escolhida pelo candidato:
• Tipo 1: Matemática e suas Tecnologias (10 questões em abordagem pura e/ou aplicada);
• Tipo 2: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões de Biologia, Física e Química, em abordagem interdisciplinar ou isolada);
• Tipo 3: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (10 questões de Filosofia, Geografia, História e Sociologia, em abordagem interdisciplinar ou isolada);
• Tipo 4: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);
• Tipo 5: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);
• Tipo 6: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada).
Ao longo de 2026, a Pró-Reitoria de Graduação da USP deve consultar as unidades para que indiquem o modelo de prova a ser aplicado em cada carreira. Tão logo esse processo esteja concluído, a FUVEST divulgará a relação. “É importante que isso seja de conhecimento público o mais rapidamente possível para que os candidatos possam saber o que será cobrado deles na 2ª Fase do Vestibular aplicado em 2027”, afirma Monaco.



