Ginasta Nicole Pircio recebe homenagem do prefeito Helinho Zanatta
Piracicabana, revelada pelo PDB, recebeu certificado em reconhecimento à dedicação e conquistas, entre elas, as medalhas de prata no Mundial
O feito realizado pela Ginástica Rítmica do Brasil no Mundial, as primeiras medalhas de prata na histórica do país na competição, rendeu uma homenagem na manhã de hoje (19) à atleta piracicabana Nicole Pircio, integrante da equipe brasileira, que foi recebida pelo prefeito Helinho Zanatta, em seu gabinete.
Revelada pelo Programa Desporto de Base (PDB), mantido pela Prefeitura de Piracicaba, Nicole recebeu das mãos do prefeito Helinho Zanatta e do secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro, um certificado em reconhecimento a dedicação e conquistas que orgulham e inspiram nossa cidade.
Roger ressaltou a “brilhante atuação no Mundial de Ginástica Rítmica 2025, realizado no Rio de Janeiro, que resultou em duas medalhas de prata históricas para o Brasil, elevando o nome de Piracicaba e reafirmando sua trajetória de talento e dedicação”.
O prefeito Helinho Zanatta parabenizou a atleta piracicabana pela brilhante conquista e por sua trajetória no esporte. “Você representa nosso desejo por vitória aqui na Prefeitura. Por isso, esse reconhecimento pelo seu esforço e dedicação, afinal de contas, sem luta não tem vitória”.
Acompanhada pelos pais Valdecir e Simone Pircio, Nicole agradeceu o reconhecimento e carinho recebido. “É sempre um momento especial ser homenageada na cidade onde nasci, cresci e me apaixonei pelo esporte”. A atleta, atualmente com 23 anos, afirmou ainda que sua trajetória iniciada no PDB sirva também de inspiração para novas gerações.
“Esse feito histórico da modalidade e com a participação de uma atleta que começou em um projeto de base desenvolvido em nossa cidade é motivo de orgulho. Parabenizo a Nicole, que levou o nome da nossa cidade em nível mundial, e toda equipe brasileira pela gigantesca conquista. Tenho certeza de que serve de inspiração para os nossos atletas de formação e, consequentemente, a revelação de novos talentos”, enalteceu Roger..
Durante o Mundial, a equipe brasileira, formada ainda Duda Arakaki, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha, conquistou a inédita medalha de prata no conjunto geral. O quinteto brasileiro repetiu a dose na série mista, com três bolas e dois arcos ficando só a 0.100 da campeã Ucrânia. Foi a maior campanha do país em Mundiais.
TRAJETÓRIA – A piracicabana Nicole Pircio iniciou sua jornada esportiva aos 10 anos, inspirada pelas competições de ginástica rítmica que assistia pela TV. A sua entrada na modalidade aconteceu por meio do PDB, quando consolidou seu amor pelo esporte e aprendeu os fundamentos da modalidade.
Com determinação e talento, aos 15 anos, em 2017, Nicole ingressou na Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, passando por um período de avaliação antes de ser oficialmente convocada. A sua estreia internacional aconteceu durante a Copa do Mundo em 2018, em Guadalajara, na Espanha, quando registrou seu nome como a primeira piracicabana a alcançar tamanha façanha nesta modalidade.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, Nicole foi além e conquistou uma das vagas para integrar a equipe brasileira de ginástica rítmica e contribuir para uma valiosa participação que colocou o Brasil em 12º lugar na competição. Posteriormente, no Campeonato Pan-Americano de Ginástica, de 2022, no Rio de Janeiro, Nicole fortaleceu sua posição como atleta de destaque ao contribuir para as conquistas das medalhas de ouro e prata com a equipe brasileira.
Na temporada 2023, a piracicabana continuou a brilhar com a seleção brasileira na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, na Romênia, e no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Valência, na Espanha, garantindo outras medalhas e a vaga para a seleção brasileira onde disputou as Olimpíadas de Paris 2024.