Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Gripe/influenza: Prefeitura vacina apenas 36,95% da meta estabelecida pelo MS

Gripe/influenza: Prefeitura vacina apenas 36,95% da meta estabelecida pelo MS

Saúde disponibiliza 70 postos de vacinação durante o dia e ainda tem mais cinco UBSs abertas à noite para atender a população

Avatar de Viletim
Viletim
jun 10, 2025
∙ Pago

Share this post

Viletim
Viletim
Gripe/influenza: Prefeitura vacina apenas 36,95% da meta estabelecida pelo MS
1
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde segue imunização contra a gripe/influenza em Piracicaba, com 70 pontos de vacinação em unidades de Saúde da Família (USFs) e Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas.

A vacina também está disponível durante a semana no horário noturno, das 17h às 20 horas, nas UBSs Caxambu, Centro, Vila Rezende, Novo Horizonte e Parque Piracicaba.

De acordo com a Pasta, até segunda-feira (9), já foram imunizadas 68.772 pessoas contra a gripe/influenza em Piracicaba desde o início da Estratégia Nacional de Vacinação, que começou em 7/4.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, deste total, 39.801 são de grupos prioritários – gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos – atingindo a cobertura de apenas 36,95% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 90%.

Para receber o imunizante, não é necessário agendamento, porém é importante apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação e Cartão Nacional do SUS.

De acordo com Sérgio Pacheco, secretário Municipal de Saúde, a vacinação contra a gripe protege a saúde de toda a população, evitando complicações graves em decorrência da doença, especialmente em grupos vulneráveis como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

“A vacina é eficaz em reduzir a gravidade da doença e o número de hospitalizações, além de ajudar na imunização coletiva, diminuindo a propagação do vírus”, disse ele.

SINTOMAS – A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Os principais sintomas da gripe/influenza são: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e de cabeça. Em adultos sadios, o quadro clínico pode variar de intensidade; em crianças, a temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais; já em idosos, quase sempre é apresentado quadros febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar