Guarantã define elenco para Paixão de Cristo de Piracicaba 2026
Ensaios terão início no dia 12 de janeiro; montagem, uma das mais tradicionais manifestações culturais da cidade, volta a reunir artistas locais em uma grande produção
Diego Borges e Daniela Tonin, personagens que representarão Jesus e Maria na peça Paixão de Cristo de Piracicaba
Neste último domingo (21) a Associação Cultural e Teatral Guarantã anunciou os atores que irão compor o elenco da 36ª edição do espetáculo Paixão de Cristo de Piracicaba, que será encenado em abril de 2026. A montagem, uma das mais tradicionais manifestações culturais da cidade, volta a reunir artistas locais em uma grande produção que mobiliza a comunidade e mantém viva a tradição do teatro popular ao ar livre.
Ao todo, 81 papéis foram distribuídos entre os atores que participaram das oficinas teatrais realizadas ao longo dos meses de novembro e dezembro, conduzidas pela diretora Carla Sapuppo. As atividades preparatórias tiveram como objetivo aprimorar técnicas de interpretação, fortalecer o trabalho coletivo e selecionar o elenco que dará vida aos principais personagens da narrativa bíblica.
Entre os destaques do elenco está o ator Diego Borges, que assumirá o papel de Jesus Cristo. Para ele, o convite representa um momento especial na carreira e uma grande responsabilidade artística e emocional. “Interpretar Jesus na Paixão de Cristo de Piracicaba é uma honra imensa e um desafio que carrego com muito respeito. É um personagem que exige entrega, sensibilidade e uma enorme conexão do personagem com público durante o espetáculo”, afirmou o ator.
A personagem de Maria, não de Jesus, será encenada por Daniela Tonin.
“Interpretar Maria na Paixão de Cristo de Piracicaba é uma honra imensa e uma responsabilidade carregada de emoção. Quero levar para o palco a força e o amor de uma mãe que atravessam o tempo e tocar profundamente o coração do público”, afirmou a atriz.
Dentre a escolha dos demais personagens, o elenco terá ainda Guto Avaristo representando Pilatos, Emanuelle Araújo como Cláudia e Adriana Santos Souza sendo Miriam. Beto Stocco interpretará João Batista, José Moretti fará Anás e Carlos Adriano Spolidoro, Caifás.
Compondo o Palácio de Herodes, Tânia Lopes interpretará Herodíades e Herodes, o grande será encenado por Felipe Bertoncello; Laís Vetoretti encarnará Salomé e Herodes Antipas ficará a cargo de Vagner Chiarini.
Barrabás será vivido por Marcel Moreira, Maria Madalena: Bruna Alana e Judas Iscariotes: Charles Mariano.
Com realização da Associação Cultural e Teatral Guarantã, a Paixão de Cristo de Piracicaba chega à sua trigésima sexta edição reafirmando seu papel como um dos principais eventos culturais do município, unindo arte e tradição, além de revelar e valorizar talentos formados dentro do próprio projeto.
Em 2026, os ensaios terão início no dia 12 de janeiro e a montagem será encenada durante a Semana Santa, entre os dias 1ª e 5 de abril.



