Viletim

Viletim

Helinho Zanatta interrompe projeto educacional vendido como vitrine por Luciano Almeida

Adesão ao Programa Alfabetiza Juntos SP vai seguir o sistema apostilado do governo do estado, com economia de R$ 11,64 milhões

Avatar de Viletim
Viletim
jan 09, 2025
∙ Pago
2
1
Compartilhar

A Prefeitura de Piracicaba vai implantar o Programa Alfabetiza Juntos SP, oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo, que atenderá alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, correspondente a 17 mil alunos. O material - apostilado e digital - estará disponível aos estudantes ainda em janeiro e as aulas começam em fevereiro.

Com isso, Helinho Zanatta (PSD) interrompe o programa pedagógico proposto pelo ex-prefeito Luciano Almeida (PP), vendido como modelo e marca registrada de sua gestão. De acordo com a prefeitura, o novo sistema vai substituir as apostilas do sistema Poliedro e gerar uma economia de R$ 11,64 milhões/ano aos cofres públicos.

Segundo a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, o alinhamento com o material vai facilitar a transição dos alunos do ensino municipal para o estadual. “A maioria dos nossos alunos vai para as escolas estaduais. Quando os materiais são diferentes, a adaptação do aluno acaba gerando uma perda de tempo e todo o tempo em educação conta muito. Os alunos do ensino municipal não chegam melhor nem pior ao ensino oferecido pelo Estado, mas com a adesão ao Alfabetiza Juntos SP, essa adaptação será facilitada”, ressalta a secretária, que destaca que o sistema é apostilado e digital e mantém a qualidade do ensino ofertado aos alunos.

Outra vantagem será a linearidade, já que todas as crianças, em todas as escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, vão aprender o mesmo conteúdo. “Mesmo se houver troca de escola, não haverá ruptura”, observa.

ENSINO INFANTIL – As atividades a serem desenvolvidas com as crianças da Educação Infantil - Jardim I e II - serão norteadas pelo Caderno do Professor, volumes 1 e 2, já disponibilizados em todas as escolas, também do governo do Estado.

Importante ressaltar que o sistema é usado em cidades como Osasco, Barueri e Ribeirão Preto, entre outras.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura