Helinho Zanatta reestrutura a GCM para ampliar o número de guardas e viaturas nas ruas de Piracicaba
Até o final de 2025, serão mais 62 guardas atuando no patrulhamento diário, com 16 viaturas noturnas, 21 diurnas e atendimento do Pelotão Ambiental duplicado
A partir de outubro, a Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba terá mais agentes em patrulhamento e viaturas em circulação. Até o final deste ano, a corporação recebe o reforço de 62 novos guardas atuando nas ruas, dos quais 34 devem iniciar o trabalho nos próximos dias e outros 28 até dezembro. Dessa forma, o número passará de 100 para 162 GCs no patrulhamento diário do município. O efetivo total da GC é de 334 guardas.
Com a mudança, também será possível aumentar de sete para 16 as viaturas que circulam no período noturno e de 15 para 21 no período diurno, além do atendimento do Pelotão Ambiental, que passará de três para cinco viaturas.
A reestruturação faz parte de uma decisão estratégica da Prefeitura de Piracicaba, a pedido do prefeito Helinho Zanatta, que prevê o remanejamento de guardas atualmente lotados em postos fixos de proteção patrimonial, para o patrulhamento das ruas. Essa redistribuição será possível após finalizada a instalação de sistemas de monitoramento eletrônico, com câmeras e alarmes, que passarão a substituir a vigilância presencial.
“Fizemos um estudo para melhor aproveitar o efetivo da Guarda Civil e temos um sistema de monitoramento com tecnologia de última geração que precisa, também, ser bem utilizado. Dessa forma, com esse remanejamento vamos manter a população muito mais segura”, disse Helinho Zanatta.
De acordo com o comandante da Guarda Civil de Piracicaba, Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues, a medida será implantada de forma gradativa. “É uma ação que vai permitir mais proteção nas ruas, redistribuindo o efetivo para o patrulhamento”, afirmou.
Um estudo da corporação apontou os principais bairros a serem atendidos, após o remanejamento. No setor Sul, estão as regiões da Paulista, Paulicéia, Jaraguá, Campestre, Planalto, Novo Horizonte, Vila Cristina, Santo Antônio e São José. No setor Norte/Oeste, Vila Rezende, Nova Piracicaba, Jardim Monumento, Santa Terezinha, I.A.A., Parque Piracicaba, Vila Industrial, Mário Dedini, Boa Esperança, Monte Rey e Parque São Matheus. No setor Leste, Piracicamirim, Jardim Ipanema, Jardim Astúrias, Parque Primeiro de Maio, Jardim Alvorada, Sol Nascente, Pompéia, Dois Córregos, Cecap, Eldorado, Taquaral, Santa Rita, Perdizes, Unileste e Tupi. Já no setor Centro, Cidade Alta, São Dimas, Monte Alegre, Cidade Jardim, Chácara Nazareth, São Judas e Higienópolis.
Para o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, a reestruturação representa um passo importante no fortalecimento da segurança municipal. “Esse planejamento vai permitir que a GCM esteja mais presente nas ruas, ampliando a sensação de segurança e aproximando a corporação da população. É uma ação que soma tecnologia e estratégia para garantir maior eficiência no combate à criminalidade e na prevenção de ocorrências”, destacou.