Helinho Zanatta vai ao BNDES com a Frente Nacional de Prefeitos para tratar do tarifaço dos EUA
Encontro no Rio de Janeiro discutiu medidas compensatórias para minimizar prejuízos às empresas e proteger empregos em Piracicaba
O prefeito Helinho Zanatta esteve ontem (28), na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, para uma reunião da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) com o presidente da instituição, Aloizio Mercadante. O encontro reuniu prefeitos de 14 principais municípios exportadores brasileiros, todos impactados pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos a diversos produtos nacionais.
Durante a audiência, o BNDES anunciou que irá promover visitas técnicas, em parceria com a FNP, aos municípios atingidos pelas tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros. As equipes irão orientar empresas para aquisição de crédito facilitado da ordem de R$ 40 bilhões, com foco em minimizar os prejuízos do setor produtivo.
O prefeito Helinho Zanatta reforçou o compromisso de Piracicaba em buscar soluções que protejam a economia e os empregos locais. “Nossa prioridade é proteger as empresas piracicabanas e, principalmente, os empregos. Estamos buscando soluções junto ao BNDES e com outras lideranças nacionais para garantir que o setor produtivo tenha o apoio necessário neste momento”, destacou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thais Fornicola, que também participou da reunião, destacou a importância da articulação com o governo federal. “Essa aproximação com o BNDES é essencial para que possamos garantir alternativas que aliviem o impacto do tarifaço e mantenham Piracicaba em posição competitiva no mercado”, afirmou.
O encontro é mais um da gestão para manter o diálogo com o Governo Federal e garantir ações efetivas de suporte às empresas. “Seguiremos atentos e atuantes para que Piracicaba continue crescendo, com segurança para os nossos empreendedores e para os milhares de trabalhadores que dependem desse setor”, concluiu o prefeito.