Hemonúcleo realiza campanha em prol da doação de sangue
“Pedimos encarecidamente que a população compareça e atenda o nosso chamado para a doação de sangue”
Equipe do Hemonúcleo está animada para receber os doadores de sangue
Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, e aos 40 anos do Hemocentro da Unicamp, o Hemonúcleo Piracicaba está promovendo uma campanha especial para os doadores de sangue. A ação começou no último dia 22 e segue até sábado, 29 de novembro, com lanche especial e distribuição de lembrancinhas, chaveiros e balas.
O atendimento ocorre por ordem de chegada, exceto no sábado, quando é necessário agendar o atendimento pelo site www.agendamento.hemocentro.unicamp.br.
Segundo a assistente social Luciana Sacheto Bueno Jerusalém, não está sendo fácil manter a expectativa de atender de 80 a 100 pessoas por dia. “Pedimos encarecidamente que a população compareça e atenda o nosso chamado para a doação de sangue”, afirmou. Ela lembra que o Hemonúcleo atende toda a região do DRS X, composta por 26 cidades, e que os estoques de sangue estão baixos, principalmente para os tipos O negativo, O positivo, A positivo, A negativo e AB negativo, os mais críticos.
A doação é fundamental para o fornecimento contínuo de sangue e hemocomponentes, garantindo que hospitais e clínicas de Piracicaba e região possam atender a pacientes com segurança.
No Hemonúcleo, o candidato à doação passa por cadastro, apresentação de documento com foto, recebe orientações sobre o procedimento, faz pré-triagem com verificação de pressão arterial, pulso, peso, temperatura e teste de anemia, e depois participa de entrevista para avaliar riscos e possíveis contraindicações. Após a doação, os hemocomponentes ficam em quarentena de 24 a 48 horas até a liberação dos resultados dos exames e só então são disponibilizados para transfusão, compatibilizados com os pacientes que necessitam.
“O processo de doação leva cerca de 80 minutos e é totalmente seguro, com material descartável. Além de ajudar quem precisa, a doação regular também pode trazer benefícios à saúde do próprio doador, incluindo check-ups gratuitos antes da doação”, completa Luciana.



