Holding piracicabana arremata campus Unimep para transformá-lo em complexo empresarial
Objetivo é preservar arquitetura da universidade, revitalizar o teatro e criar cursos de graduação em saúde
A Holding Cançado e Lessa, proprietária da Rede de Farmácias Drogal, de Piracicaba, foi a compradora do campus Taquaral, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), área leiloada hoje (16) por R$ 35 milhões.
No local, a empresa pretende desenvolver um complexo empresarial que vai dar suporte à rede de farmácias em seu projeto de expansão, bem como implantar um novo Centro de Distribuição, sendo que o empreendimento deve reunir cerca de 2.000 funcionários em sua primeira etapa.
“Esta área é um presente que estamos dando à Drogal em seus 90 anos de existência”, enfatizou Marcelo Cançado, porta-voz da holding. Segundo ele, toda a arquitetura da Unimep será preservada, recebendo apenas atualizações, “pois se trata de um espaço com valor emocional muito forte para todos os gestores da empresa, que estudaram na universidade”.
“O compromisso é preservar as características arquitetônicas e históricas do imóvel, garantindo que o espaço mantenha sua relevância cultural, transformando-se, ao mesmo tempo, em um polo de geração de empregos, negócios e conhecimento”, detalhou Cançado.
Preliminarmente, o projeto geral do empreendimento está dividido em cinco fases, sendo a primeira voltada à instalação do setor administrativo, com capacidade para incorporar logo de cara 2.000 funcionários, o que exigirá investimentos na área onde já funcionavam as cantinas, que se tornará um espaço para refeições e descompressão.
Na segunda fase, está prevista a unificação de laboratórios para atender à rede. Na terceira, a atenção deve se voltar para a construção de um novo Centro de Distribuição, a instalação do SAC e do Instituto Drogal. A fase quatro invade o setor de cultura, uma vez que o Teatro da Unimep será revitalizado e colocado em funcionamento.
Finalmente, na quinta fase, e a mais interessante de todas, uma vez que preserva o espírito do lugar, o plano é criar cursos de graduação relacionados ao setor de saúde, como farmácia, psicologia, fisioterapia, entre outros. “Estamos em conversação para que esta etapa seja feita em parceria com uma empresa do setor educacional, com experiência no ramo”, destacou Marcelo Cançado.
Para o representante da Holding, o momento é de tomar pé do local, fazer um diagnóstico completo da realidade e definir tecnicamente cada etapa. Segundo Cançado, a Rede Drogal terá o empreendimento que se inicia como um dos seus suportes, uma vez que a empresa pretende expandir na criação de mais 200 unidades de farmácias até 2028 e contratar mais cerca de 4.000 funcionários. Hoje a rede é composta por 425 unidades.