Hospital Regional de Piracicaba adota chatbot no atendimento
Ferramenta digital, disponível via WhatsApp deverá agilizar atendimento e reduzir faltas em consultas e exames
O Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) acaba de lançar o Regional+, um chatbot interativo criado para facilitar o acesso da população a informações sobre os serviços do hospital. A ferramenta, disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (19) 3052-4657, permite que pacientes e acompanhantes obtenham respostas rápidas e orientações de forma prática e acessível.
Por meio do chatbot, o usuário pode consultar dúvidas sobre consultas, exames e cirurgias, endereço, horários de funcionamento e receber lembretes automáticos sobre agendamentos que contribuirão para a redução do absenteísmo, um dos principais desafios na gestão de vagas no sistema público de saúde.
Segundo o diretor do HRP-Unicamp, José Roberto Matos Souza, médico cardiologista, o Regional+ foi pensado para aproximar ainda mais o hospital da população e contribuir para o redirecionamento de vagas que seriam perdidas por faltas nos agendamentos”, destaca o diretor.
Além de agilizar o atendimento, a iniciativa deve desafogar os canais telefônicos e ampliar o acesso às informações garantindo suporte mesmo fora do expediente administrativo.
Com a novidade, o HRP-Unicamp reforça seu papel de referência regional não apenas em assistência, mas também em inovação, transparência e humanização do cuidado.
O Hospital Regional de Piracicaba, certificado com selo diamante pela Acreditação Canadense Qmentum é referência para 26 municípios da macrorregião de Piracicaba, com atendimento 100% SUS e foco em média e alta complexidade.



