IHGP: Sessão resgata Festa do Divino de 1979
Cópia foi produzida por Orlando Louvadini, um dos grandes defensores da festividade e festeiro daquele ano.
Orlando Louvadini à esquerda em fragmento do filme
O Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) será palco de um resgate histórico da Festa do Divino Espírito Santo que chega, em julho, à sua 199ª edição, já pensando no seu segundo centenário de realização em 2026.
No dia 4 de julho, sexta-feira, às 19 horas, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), será apresentado um vídeo caseiro filmado no ano de 1979, cópia produzida por Orlando Louvadini, um dos grandes defensores da festividade e festeiro daquele ano.
O vídeo foi doado ao IHGP pelo repórter fotográfico Davi Negri. Edson Rontani Júnior, presidente do IHGP, relata que a produção seguia os padrões da época em que o celuloide era a matéria-prima para gravações como esta, sem sonorização, mas com muita criatividade.
O trabalho original foi feito por Antonio Celso e Eduardo Canto e com Mário Medeiros como cinegrafista. Teve apoio na ocasião da Cootur – Coordenadoria de Turismo.
A apresentação da noite contará com exibição do vídeo de 20 minutos, seguida por interpretação do seu conteúdo por Edson Rontani Júnior. Em seguida, explicará o contexto histórico da Festa do Divino, uma tradição portuguesa, a professora Marly Therezinha Germano Perecin.
A entrada é franca e a apresentação é gratuita.
SERVIÇO – Festa do Divino Espírito Santo de 1979. Apresentação de filme rodado em Super-8 e telecinado, com discussão sobre esta tradição de Piracicaba que completa 200 anos em 2026. Local: MISP (Engenho Central, barracão ao lado da Casa do Artesão), dia 4 de julho (sexta-feira) 19 horas, entrada gratuita. Realização: IHGP, MISP, Prefeitura de Piracicaba e Secretaria de Cultura