Inscrições para bolsas de jornalismo científico estão abertas até 31 de agosto
Podem se candidatar estudantes de graduação e profissionais diplomados em qualquer área que tenham concluído ou estejam realizando um curso de introdução ao jornalismo científico
31/08 é o último dia para se inscrever (imagem: Freepik)
A FAPESP está com chamada aberta até 31/08 para solicitação de Bolsas de Jornalismo Científico do Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência). O objetivo é estimular a formação de profissionais capazes de veicular informação sobre ciência e tecnologia.
O Mídia Ciência, lançado em 1999, apoia a execução de propostas de iniciativas jornalísticas supervisionadas por integrantes de instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado de São Paulo que resultem na produção de conteúdos de divulgação em veículos de comunicação de qualquer natureza – como jornal, rádio e mídia eletrônica – e que sejam desenvolvidas paralelamente ao cumprimento de um programa definido de estudos.
O nome do programa homenageia o patologista José Reis (1907-2002), pioneiro do jornalismo científico no Brasil (leia mais em: revistapesquisa.fapesp.br/a-permanencia-de-um-idealista/).
As bolsas se destinam a estudantes de graduação e a profissionais diplomados em qualquer área, sem vínculo empregatício, que tenham concluído ou estejam realizando um curso de introdução ao jornalismo científico. O valor da bolsa é condicionado à formação do candidato: a alunos de cursos de graduação será concedida a bolsa JC-1, de valor correspondente ao das bolsas regulares de iniciação científica; a JC-2, de valor correspondente ao das bolsas regulares de mestrado 1, será concedida a candidatos que possuem diploma de curso superior; a candidatos com título de mestre será concedida a JC-3, de valor correspondente ao das bolsas regulares de doutorado 1; e a bolsa JC-4, de valor correspondente ao das bolsas regulares de pós-doutorado, será concedida a candidatos com título de doutor.
O entendimento da FAPESP é que o fortalecimento do sistema de ciência e tecnologia requer a divulgação séria, rigorosa, adequada e sistemática, por todos os meios de comunicação, dos resultados das atividades de pesquisa desenvolvidas no país.
Mais informações em: fapesp.br/jornalismocientifico.
Agência FAPESP